Feira de saúde no Espaço Cultural de estação da CPTM atrai 3 mil pessoas

O público que passou pelo local, na manhã desta quarta-feira, 4, fez exames gratuitamente e recebeu orientação sobre doenças

qua, 04/04/2007 - 17h02 | Do Portal do Governo

O governador José Serra e o secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata, visitaram no final da manhã desta quarta-feira (4) a Feira da Saúde, no Espaço Cultural da estação Brás da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos). Entre 8:30h e 13h, o evento, organizado pela Secretaria de Estado da Saúde, recebeu 3 mil pessoas. Além de fazer exames gratuitamente, quem passou pelo local, recebeu   orientação sobre doenças e atividades físicas.

Os profissionais de saúde, instalados nos 20 stands de atendimento,  fizeram exames de visão, diabetes, hipertensão arterial, tuberculose e hanseníase. Mediram a pressão e a massa corpórea, e orientaram as pessoas sobre prevenção do câncer, saúde bucal, planejamento familiar, aids e dengue.

 Além do atendimento médico e das orientações, animados grupos da terceira idade realizaram apresentações de dança, coral e teatro. A vendedora autônoma Sônia Elizabeth dos Santos, 47 anos, verificou a pressão e a taxa de glicose. “Deu tudo normal. Essa é a segunda vez na minha vida que faço exames desse tipo”, disse.

Serra destacou a importância de eventos como esse para orientar a população sobre os serviços públicos disponíveis na área da saúde. “Uma moradora do Itaim Paulista me procurou aqui e disse que estava preocupada com a sua mãe, que é uma senhora idosa e precisa de cuidados. Eu lhe informei que perto da casa dela, em São Miguel Paulista, existe um Centro de Referência do Idoso, ou seja, essa feira vale como orientação e também pelo serviço prestado”, declarou.

 O servidor público José Maria Oliveira, 56, acha que essa iniciativa tem que ser repetida mais vezes. “Muitas pessoas chegaram tarde e não conseguiram fazer os exames”, disse ele, que mediu a pressão e checou o  colesterol.  Segundo o governador, daqui a dois meses será realizada uma outra Feira  de Saúde na Capital. “Essas feiras serão periódicas. Vou, inclusive, pedir ao secretário Barradas para que intensifique essa programação”, afirmou.

As orientações e exames foram feitos pelos profissionais do Instituto Pasteur (raiva humana), Hospital Leonor Mendes de Barros (planejamento familiar), Instituto Dante Pazzanese (cardiologia), Centro de Referência e Treinamento (aids), Hospital Pérola Byington (saúde da mulher), Centro de Referência do Idoso Leste (terceira idade), Hospital das Clínicas (oftalmologia e otorrinologia),  Sucen (Dengue), Hospital Maternidade Interlagos (gravidez), Programa Agita São Paulo (atividades físicas), Centro de Vigilância Epidemiológica Estadual  (vacinação) e Centro de Vigilância Epidemiológica Estadual (tuberculose).

André Muniz