Feira de Oportunidades da Unesp aproxima os alunos do setor produtivo

Segunda edição do evento, realizado no campus de Botucatu, buscou auxiliar estudantes de graduação na escolha profissional

seg, 25/11/2019 - 10h13 | Do Portal do Governo
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Centenas de estudantes e representantes de 20 empresas participaram da 2ª edição da Feira de Oportunidades, promovida conjuntamente pelas faculdades de Ciências Agronômicas (FCA) e de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) da Universidade Estadual Paulista (Unesp), do campus de Botucatu.

A ação buscou auxiliar os alunos de graduação na escolha profissional, por meio de informações prestadas sobre chances de trabalho nos diversos setores das áreas de atuação de cada uma das profissões. O evento também apresentou aos alunos um panorama do mercado de trabalho, de modo a estimular a aproximação dos futuros egressos da FCA e da FMVZ do universo profissional.

Habilidades

Além das empresas convidadas, programas de pós-graduação e empresas juniores ligadas aos cursos de Engenharia Agronômica, Engenharia Florestal, Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia, Medicina Veterinária e Zootecnia também apresentaram atividades em palestras e estandes.

A palestra de abertura, com o tema “O profissional do amanhã”, foi ministrada por Roseli Ubaldo, da área de recursos humanos da MSD Saúde Animal. Ela apresentou como habilidades exigidas para o trabalho no futuro habilidades ligadas à criatividade, pensamento analítico, habilidade de comunicação interpessoal, capacidade de aprender, liderança, inteligência emocional, habilidades tecnológicas, abertura a mudanças e inteligência cultural.

“Sejam os protagonistas da vida. Que vocês saibam os seus propósitos e, com base nisso, busquem melhor carreira dentro de um leque de opções. Lembrem-se de que o grande diferencial são as nossas atitudes. A parte técnica pode ser estudada e desenvolvida, mas a postura e o comportamento farão a diferença no mercado de trabalho”, aconselhou aos estudantes.

Sucesso

Os diretores das unidades ressaltaram a importância da realização da Feira. “É uma satisfação ver que o evento cresceu em relação ao ano passado. Temos que estar preparados, pois, se houver uma melhora da economia, as oportunidades começarão a aparecer para nossos alunos. Esse é um momento para estreitar contatos e conhecer o setor produtivo”, avaliou o professor Carlos Frederico Wilcken, diretor da FCA.

“Não basta estarmos entre os melhores cursos da Unesp se os nossos alunos não alcançarem bons postos no mercado de trabalho. Essa interlocução entre a academia e as empresas é fundamental para que isso ocorra. Esperamos que esse evento só cresça e que mais e melhores oportunidades sejam ofertadas aos nossos alunos”, disse o professor Celso Antonio Rodrigues, diretor da FMVZ.

Os docentes que atuaram na organização agradeceram a todos os envolvidos na realização do evento e também destacaram a relevância da ação. “A comissão que organizou o evento teve muito empenho e carinho no planejamento e execução. Fico muito feliz por termos mais um ótimo evento conjunto entre FCA e FMVZ”, ressaltou o professor Ricardo de Oliveira Orsi, da FMVZ.

“Tivemos uma preocupação grande com os alunos abraçarem a ideia e ficamos satisfeitos com a participação significativa deles. Agradeço às empresas participantes, que vieram falar sobre possibilidades de carreira, postura profissional e expectativas”, destacou o professor Juliano Carlos Calonego.

Empresas

Representantes das empresas participantes também apoiaram a realização da feira. “É um modo de plantar a semente da nossa empresa nas universidades, junto aos futuros profissionais que atuarão em breve, ajudando a fazer os negócios crescerem e florescerem. É muito útil para falarmos sobre nossos valores, programas de estágio e trainee e as oportunidades que oferecemos”, pontuou Guilherme Alcalá Mancini, consultor de Recursos Humanos da LDC.

Flavio Paz, supervisor comercial da Cooperativa Agroindustrial Holambra e formado em Agronomia pela FCA em 2002, reafirmou o valor da aproximação entre academia e empresas. “É uma grande oportunidade para os alunos criarem suas redes de contatos. São coisas em que o aluno não pensa normalmente, mas que podem ajudar a gerar oportunidades. Estou há vinte anos no mercado e vejo claramente a importância dessa aproximação dos alunos com o setor produtivo”, salientou.