Feira de Assentamentos e Quilombos acontece no próximo fim de semana

Aberto ao público das 9h às 21h, evento reunirá 78 expositores em Andradina

qui, 08/09/2011 - 18h00 | Do Portal do Governo

A Feira Paulista de Assentamentos e Quilombos (FEPAQ) chega neste fim de semana à Andradina, no noroeste paulista. São 78 expositores, de assentamentos da região de Promissão e Birigui (6), Pontal do Paranapanema (4) e de Andradina (englobando famílias de Pereira Barreto, Mirandópolis, Castilho, Guaraçaí, Murutinga do Sul, Nova Independência e Andradina). É a primeira vez que a FEPAQ é realizada no município.

Estarão expostas 26 barracas para a comercialização de produtos variados, que vão de frango caipira congelado a mudas de coco. Será possível ainda comprar vários outros produtos, como bolachinhas caseiras, legumes, frutas e verduras, água de coco, doces em compotas ou em pasta, pães e tapioca. Todos, resultado do trabalho desenvolvido pelos produtores – geralmente em conjunto com suas famílias – nos assentamentos rurais da região de Andradina. A feira também é uma oportunidade, para essas pessoas, de mostrar o produto do trabalho nos assentamentos, realizado sob orientação dos técnicos do Itesp.

A feira estará aberta ao público das 9h às 21h, na sexta, 9, e no sábado, 10, na Praça Moura Andrade, no centro de Andradina. A cerimônia de abertura será realizada na sexta, às 10h, com a presença da Secretária da Justiça e da Defesa da Cidadania, Eloisa de Sousa Arruda, e do diretor executivo da Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo (Itesp), Marco Pilla.

Feira Paulista de Assentamentos e Quilombos (FEPAQ)

A FEPAQ é realizada várias vezes durante o ano, em diferentes regiões do estado – dando ao público uma oportunidade de conferir o resultado positivo do trabalho dos agricultores de assentamentos e quilombos, sob orientações e com o auxílio técnico do Itesp. As próximas edições serão realizadas em São Paulo, durante o mês de novembro, e em Presidente Prudente, no início de dezembro.

Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo

O Itesp atende hoje a 174 assentamentos, sendo 133 estaduais e 41 federais. São cerca de 10,5 mil famílias beneficiadas, com atividades gratuitas de assistência técnica e extensão rural.

Programação

Sexta-feira, 9 de setembro

10h – Cerimônia de abertura da Feira Paulista de Assentamentos e Quilombos – FEPAQ

Local: Praça Moura Andrade, s/n – centro – Andradina

SERVIÇO
Feira Paulista de Assentamentos e Quilombos – FEPAQ
Dias 09 (sexta-feira) e 10 (sábado) de setembro, das 9h às 21h
Local: Praça Moura Andrade – centro – Andradina

Exposição e venda de artesanato, bolachas caseiras, legumes, frutas, verduras, água de coco, mudas de coco, doces em compota, doces em pasta, pães, tapioca, pastéis, espetinhos de carne, frango caipira congelado.

Entrada gratuita

Realização: Fundação Itesp / Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania

Da Fundação Itesp