Feira das Profissões da USP termina neste sábado (24) na capital

Evento promovido pela Universidade de São Paulo esclarece dúvidas sobre vestibular, carreiras e mercado de trabalho

sex, 23/08/2019 - 14h18 | Do Portal do Governo

A capital paulista recebe até este sábado (24) as atividades da 13ª edição da Feira USP e as Profissões. No evento, realizado a partir desta quinta-feira (22), os alunos de Ensino Médio e de cursos preparatórios para o vestibular podem conhecer os 182 cursos de graduação da Universidade de São Paulo.

O evento, que ocorre no Parque de Ciência e Tecnologia (CienTec), é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Cultura de Extensão Universitária e apresenta ao público as unidades de ensino e pesquisa da universidade.

Vale destacar que estudantes e professores atuam como monitores e esclarecem as dúvidas dos visitantes sobre carreiras e profissões, mercado de trabalho, formação acadêmica, grade de disciplinas, conteúdos programáticos e especializações. Trata-se também de uma oportunidade para que os jovens obtenham informações sobre o vestibular, as bolsas e os auxílios oferecidos pela USP.

Além disso, para ajudar os estudantes na escolha da profissão, o Instituto de Psicologia da USP realizará oficinas, como a de orientação vocacional, que atende 25 estudantes por sessão.

“Estamos prontos para mostrar para vocês todas as oportunidades que a universidade oferece não só para formar excelentes profissionais, mas também cidadãos comprometidos para transformar o Brasil naquilo nós merecemos”, ressaltou a pró-reitora de Cultura e Extensão Universitária, Maria Aparecida de Andrade Moreira Machado, na cerimônia de abertura.

Carreira

O pró-reitor de Graduação, Edmund Chada Bacarat, destacou que a USP oferece 11.147 vagas em cursos de graduação, das quais 8.317 destinadas para seleção pelo vestibular da Fuvest e 2.830 vagas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), voltado aos candidatos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

“A USP é gratuita, não cobra mensalidade e oferece uma série de possibilidades que ajudam os alunos com necessidades socioeconômicas a fazerem seus cursos de graduação”, salientou ao Jornal da USP.

O reitor da universidade, Vahan Agopyan, também participou do início das atividades do evento. “Aproveitem bem esta feira, escolham a carreira que lhes parecer mais aprazível e estudem. Quero vê-los a partir do ano que vem como alunos de nossa universidade”, aconselhou aos estudantes.

A aluna Kethelyn Nascimento, de 15 anos, chegou à feira sem ter certeza do que queria, porém o evento a ajudou a abrir a mente. “Tem muita coisa. Faz a gente pensar. Não tinha muita ideia antes, mas gostei de Psicologia e Oceanografia”, revelou a jovem ao Jornal da USP.

A participação na 13ª Feira USP e as Profissões é totalmente gratuita, mas para controle de fluxo é sugerido que os interessados façam inscrição prévia no site. O evento ocorre das 9h às 17h. O Parque CienTec está localizado na Av. Miguel Stéfano, 4.200 – Água Funda (em frente ao Zoológico de São Paulo). Para alimentação, os visitantes contam com uma estrutura de food trucks.