Feira da Saúde no Poupatempo Itaquera leva serviços aos cidadãos

Nesta quinta-feira, estarão reunidos no mesmo local diversos parceiros que prestarão atendimento e orientação gratuita

ter, 19/06/2007 - 9h04 | Do Portal do Governo

Nesta quinta-feira, dia 21, acontece no Poupatempo Itaquera, das 8 às 13 horas, a “Feira da Saúde”, uma iniciativa da Secretaria de Estado da Saúde que reunirá, num mesmo local, diversos parceiros que prestarão atendimento e orientação gratuita, a fim de facilitar o acesso dos cidadãos da zona leste a serviços e informações no que diz respeito à saúde pública.

Confira os serviços a serem prestados na Feira da Saúde:

Agita São Paulo: Apresentação de Vídeo; Distribuição de folders e selos; Avaliação do nível de atividade física via internet.

Centro de Referência do Idoso Leste e Norte

– Leste: Coreografia dos Idosos; Distribuição do Guia do Idoso e Estatuto; Dança Sênior interativa com o público; Oficina de memória; Exposição Casa Segura para Idoso; Oficina de reciclagem;

– Norte: Oficina de Origami.Hospital das Clínicas

– Oftalmologia: Medida de acuidade visual; Ações educativas relacionadas às ações básicas de saúde ocular;

– Otorrinolaringologia: Distribuição de folhetos.

Hospital Maternidade Leonor Mendes de Barros: Plantão psicológico; Planejamento familiar; Orientações sobre prevenção de câncer ginecológico.

Hospital Maternidade Interlagos: Testes rápidos de gravidez; Orientação sobre Pré-Natal; Orientação para incentivo ao parto normal; Ultrassom (portátil).

Instituto Butantan: Informações sobre educação ambiental com animais peçonhentos – manejo, prevenção de acidentes e primeiros socorros; Bactérias – higiene, importância para os seres vivos; Memória acervo científico histórico.

Instituto Pasteur: Exibição de vídeo; Distribuição de material sobre agravos por cães e gatos e de CD infantil interativo.

Centro de Referência da Saúde da Mulher – Hospital Pérola Byinton: Orientação.

ONG do Instituto Donte Pazzanese: Distribuição de Kits; Apresentação dos fatores de risco cardiovascular; Mensuração de peso, altura e circunferência abdominal; Verificação de glicemia capilar e colesterol; Mensuração de pressão arterial.

Secretaria de Estado de São Paulo da Saúde:

a) Coordenadoria da Saúde Bucal: Orientação sobre saúde bucal com demonstração em bonecos; Avaliação de saúde bucal; Orientação de locais que prestam atendimento na Zona Leste.

b) Censo de Referência e Treinamento: Disque DST/AIDS Ademir Godoy: Exibição de vídeos educativos; Distribuição de 2 tipos de folhetos: Amar sem medo na era da AIDS e Quem ama cuida; demonstração de uso de preservativos; Orientação e aconselhamento sobre DST/AIDS; Apresentação dos serviços oferecidos pelo Censo de Referência e Treinamento; Indicação de serviços da rede pública para realização do teste Anti-HIV e retirada de preservativos.

c) Censo de Vigilância Epidemiológica: Hepatite, Imunização, Tuberculose,

DCNT – Doenças Crônicas não Transmissíveis, DTHA – Doenças Transmissíveis

Hídrica Alimentar e Hanseníase:

– CVE Hepatite: Distribuição de folhetos educativos sobre vacinação contra vírus B; Modos de transmissão de Hepatites B e C; Orientações gerais sobre doenças e locais para realização do sorologias.

– CVE Imunização: Aplicação de vacinas contra Tétano e Difteria, Tríplice Viral, Hepatite B e Influenza; Distribuição de calendários vacinais.

– CVE Tuberculose: Exibição de vídeo e distribuição de folhetos;

– CVE DCNT (Doenças Crônicas não transmissíveis): Orientação;

 – CVE DTHA (Doenças Transmissíveis Hídrica Alimentar): Orientação com folder e apresentação dos benefícios dos cereais;

– CVE Hanseníase: Orientação.

d) Coordenadoria da Secretaria da Saúde da População Negra: Orientação.

e) Censo de Referência de Álcool, Tabaco e Outras Drogas: Orientação.

f) SUCEN – Superintendência de Controle de Epidemias: Orientação.

g) Coordenadoria da Saúde do Adolescente: Apresentação do trabalho.

O Poupatempoo Itaquera fica na Rua do Contorno, 60, ao lado da Estação Corinthians-Itaquera do Metrô, e a Feira da Saúde acontece das 8 às 13 horas, nesta quinta-feira, dia 21.

Da Assessoria de Comunicação do Poupatempo

(R.A.)