Febrace 2012 da USP recebe inscrições até novembro

Estudantes têm até novembro para apresentar ideia inovadora e fazer parte da maior feira de ciências e engenharia do País

qui, 14/07/2011 - 18h00 | Do Portal do Governo

Os estudantes interessados em participar da décima edição da Febrace (Feira Brasileira de Ciências e Engenharia) podem enviar seus projetos para seleção até o dia 11 de novembro. A 10ª edição da Febrace irá acontecer nos dias 13, 14 e 15 de março de 2012 e tem o objetivo de despertar nos jovens o interesse pela ciência, estimulando a criatividade, a inovação e o empreendedorismo entre os estudantes pré-universitários.

Podem participar da feira alunos entre 14 e 20 anos, devidamente matriculados no 8º ou 9º ano do ensino fundamental, no ensino médio ou técnico de instituições públicas e privadas, que desenvolvam projetos a partir de métodos científicos e de engenharia. O tema escolhido deve se enquadrar em uma das seguintes categorias: Engenharia, Ciências Exatas e da Terra, Humanas, Sociais Aplicadas, Biológicas, da Saúde e Agrárias.

Realizada pela Escola Politécnica, por meio do Laboratório de Sistemas Integráveis (LSI), a Febrace acontece todos os anos no campus da Universidade de São Paulo e é considerada a maior feira de ciências e engenharia do Brasil. Durante a feira, os estudantes apresentam suas ideias a uma comissão de avaliadores, composta por professores mestres e doutores da USP e de universidades parceiras.

Segundo a coordenadora geral da Febrace, Roseli de Deus Lopes, a Febrace dá aos estudantes a oportunidade de aprender com a ciência e descobrir que, além de prazeroso, esse contato pode render boas ideias. “Muitos trazem descobertas fundamentadas em observações, outros trazem soluções para problemas reais que os próprios jovens identificam em suas comunidades, e alguns inovam ao aprimorar soluções existentes”, exemplifica.

Como prêmio, os melhores projetos de cada área são contemplados com medalhas, troféus, certificados e equipamentos eletrônicos, além de prêmios institucionais como estágios, bolsas de estudo e visitas monitoradas às empresas parceiras. Os estudantes também podem ter seu projeto escolhido para participar de uma feira internacional. Isto porque a cada edição da Febrace são selecionados nove projetos para participar da Intel ISEF – a maior feira de ciências e engenharia do mundo que, em 2012, será realizada em Pittsburgh – Estados Unidos.

Como participar
Seguindo as instruções do site da Febrace, os estudantes devem cadastrar seus projetos através de submissão eletrônica (www.febrace.org.br/submeter ) ou postal (para o endereço indicado na página do formulário). A partir daí, eles terão apoio da equipe Febrace para realizar melhorias no projeto. Com o desenvolvimento do projeto, o cadastro deve ser atualizado com novas informações. Os estudantes devem ainda elaborar um relatório com a descrição de todas as etapas, resultados e conclusões.

O cadastro final deve ser enviado até o dia 11 de novembro contendo informações completas sobre os estudantes, o plano de pesquisa, os dados do trabalho, o resumo do projeto (com no máximo 2.000 caracteres), uma foto do mesmo e o relatório final.

A divulgação da lista dos projetos selecionados para participação na Febrace 2012 será feita no dia 16 de dezembro, no site www.febrace.org.br .
 
Sobre a Febrace
Organizada desde 2003 pelo Laboratório de Sistemas Integráveis (LSI) da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, a Febrace é a maior feira pré-universitária de ciências e engenharia do Brasil. A cada ano mais de 1700 estudantes de todos os estados brasileiros submetem seus projetos para participar da feira, sendo que cerca de 670 são selecionados. A Febrace conta com o apoio institucional do Governo Federal, Ministério da Educação, Ministério da Ciência e Tecnologia, Capes, CNPq, UNESCO, FIESP, Senai, e o apoio cultural da Rede Globo, TV Cultura, TV Escola, TV USP e Olhar Digital. A feira tem também o patrocínio do SEBRAE, Petrobras, Intel, Instituto Claro e Instituto Votorantim.

Sobre o LSI
Fundado em 1975, o Laboratório de Sistemas Integráveis (LSI) da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP) tem como objetivo aplicar o conhecimento para o desenvolvimento de tecnologias avançadas, de forma a promover a transferência destas tecnologias para a sociedade.

O LSI realiza atividades de pesquisa e desenvolvimento centradas em sistemas computacionais integrados. Está à frente das pesquisas em TV Digital, desenvolvimento de softwares, circuitos integrados, microeletrônica, realidade virtual, segurança da informação, entre outras. Aliando responsabilidade social com tecnologia, o LSI também é o primeiro laboratório do Brasil que testa um Wi-Fi movido a energia solar, além de estudar os meios de desenvolver um chip de banda larga para áreas rurais.

Para acompanhar a constante evolução tecnológica mundial, o LSI tem como base a excelência, a inovação e o empreendedorismo. Conta com cerca de 250 membros, entre docentes, pesquisadores, estudantes de graduação e pós-graduação, técnicos e colaboradores externos, e mantém uma estreita relação com o setor produtivo e instituições do Brasil e do exterior. Saiba mais: www.lsi.usp.br/

Da Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia