Febem-SP: Ex-internos da fundação atuam como produtores de TV

Jovens fazem parte da produção do Programa Novolhar, do Canal Universitário

qui, 13/07/2006 - 22h00 | Do Portal do Governo

Vinícios, David, Alexandre, Hélio e Adjan: cinco ex-internos da Febem que, ao contrário do que muitos esperavam, apostaram na paixão por uma profissão e, agora, desfrutam do prazer que só a liberdade pode proporcionar, trabalhando honestamente.

Descobriram por meio de um curso de audio-visual, oferecido dentro da instituição, a área de atuação que eles gostariam de seguir pelo resto da vida: a televisão.

Hoje, os cinco jovens atuam nos bastidores do Canal Universitário, onde fazem parte da equipe de produção do Programa Novolhar, veiculado pela TV PUC. O programa vai ao ar uma vez ao mês, no Canal 15 da Net, e é reprisado em outros dias, abordando temas da cultura regional e de interesse geral.

Alexandre começou o curso de áudio-visual no Complexo Vila Maria III, e agora, além de fazer o curso prático de TV e participar da produção do programa, é freelancer e procura uma oportunidade de trabalho na área, mas ainda sente dificuldades de superar o preconceito da sociedade. Segue em frente e levanta a cabeça, tentando superar o trauma.

Já Hélio, descobriu seu apreço pela televisão de forma inusitada. Aprendeu técnicas de origami (dobradura em papel) na Febem, e por conta de seu talento nesta atividade, foi convidado para ensinar as crianças atendidas pela Associação Novolhar e, agora, também ajuda a produzir pautas educativas para o programa da TV PUC.

Vinícius, David e Adjan trabalham diariamente na Associação Novolhar, como assistentes educacionais, monitorando as atividades de 100 crianças carentes do bairro do Bexiga, em São Paulo. Mas o que de fato desperta o interesse deles é o  trabalho na produção do programa televisivo da entidade. Eles  participam das reuniões de pauta do programa, onde discutem temas relacionados ao dia-dia do adolescente, como namoro, família, preconceito e sexualidade. Além disso, esboçam roteiros de vídeo, fazem tomadas externas e ensaiam ações a serem gravadas.

  Associação Novolhar 

Fundada em 1998, a Associação Novolhar é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), que tem como missão promover a inclusão social de crianças e jovens em situação de risco e vulnerabilidade social, oferecendo condições para a construção de seus projetos de vida.

Os profissionais da Novolhar desenvolveram uma metodologia de intervenção que utiliza a capacitação específica nas áreas de comunicação, cultura e artes, com ênfase na dimensão de cidadania. Através de cursos de áudio e vídeo, as aulas englobam comunicação, organização, iniciativa, criatividade, responsabilidade, autonomia,  auto-estima, consciência crítica e cidadania.

Há seis anos, a Novolhar está presente na Febem por meio do projeto Comunicação Audiovisual. Em 2004, o projeto atingiu 360 adolescentes internos, por meio da realização de cursos de áudio e de vídeo, oficinas técnicas e encontros reflexivos. Atualmente, a Associação atua nas seguintes unidades da instituição: Internato Feminino Parada de Taipas, UI 22 (do Complexo Raposo Tavares), e UI 35 (do Complexo Brás).

Da Febem-SP