Febem: Projeto pedagógico permite que internos superem a defasagem escolar

Trata-se do Projeto de Reorganização da Trajetória Escolar (PRTE) - uma proposta alternativa de educação para jovens e adultos

qui, 06/07/2006 - 16h15 | Do Portal do Governo

A formatura escolar é um passo importante para o futuro de qualquer estudante. E na Febem, esse é um dos principais objetivos perseguidos pelos profissionais que atuam na área da educação. Desde o julho de 2005, um projeto pioneiro tem permitido que internos da instituição superem a dafasagem escolar, por meio de uma metodologia de ensino diferenciada.

Trata-se do Projeto de Reorganização da Trajetória Escolar (PRTE), uma modalidade alternativa de educação de jovens e adultos, criada pela Secretaria de Estado da Educação. A iniciativa, de acordo com a

superintendente pedagógica da Febem, Aparecida Soares, é desenvolvida a partir do perfil curricular do adolescente.  “A gente primeiro analisa qual foi a última série cursada pelo adolescente, antes de sua entrada na Febem/SP, e a partir daí ele é encaminhado para um dos três níveis previstos nesta proposta pedagógica”, explica.O NÍVEL I correspondente a 1ª a 4ª série do Ensino Fundamental; o NÍVEL II correspondente a 5ª a 8ª série do Ensino Fundamental; e o Nível III correspondente a 1ª a 3ª ano do Ensino Médio. “Uma vez inserido em uns

desses níveis, o aluno é avaliado bimestralmente, sendo que ao término do semestre é realizada uma prova final para a validação das habilidades e competências adquiridas”, conta Aparecida. Ela explica também que todo o processo de avaliação é realizado por um conselho escolar, que define os avanços dos alunos em suas trajetórias escolares, considerando a avaliação da aprendizagem e a evolução do aluno.Para a técnica da Febem, a iniciativa tem trazido resultados postivos. “O programa está contribuindo muito para o resgate da auto-estima e o interesse pelo estudo, pois possibilita um avanço do jovem no seu percurso escolar, diminuindo a defasagem de idade e série, sem deixar de lado as experiências e aprendizagens trazidas por eles”, observa Aparecida, ressaltando que quando o jovem é desinternado, ele pode se

dirigir a qualquer escola da rede pública de ensino e fazer a sua matrícula de acordo com a indicação de série recebida conforme seu desempenho escolar.

Formatura

Nesta quinta-feira, dia 6 de julho, no Complexo Tauapé, os primeiros 250 jovens que passaram por este programa vão receber os diplomas da presidente da Fundação, Berenice Giannella.

Assessoria de imprensa da Febem

C.A.