Febem: Obras da primeira fase no Parque do Belém estão em ritmo acelerado

Das 18 unidades que o local abrigava, apenas oito ainda permanecem em funcionamento

qua, 08/11/2006 - 16h14 | Do Portal do Governo

A implantação do Parque do Belém, na zona Leste da Capital, segue a todo vapor. Desde o último mês de outubro uma série de intervenções já foram realizadas no local. Trata-se de uma área de lazer que será viablizada pelo governo do Estado, no terreno ocupado até então pelo Complexo Tatuapé da Febem.

Das 18 unidades que compunham o local, apenas oito ainda permanecem em funcionamento. A previsão, de acordo com o vice-presidente da Febem, Mansueto Lunardi, é que os demais prédios sejam desativados até o próximo ano.

Primeira etapa – A primeira etapa da obra ocupa 80 mil metros quadrados da área do Complexo, de um total de 255 mil metros quadrados. Nesta etapa, estão previstas a construção de uma praça de acesso, com marquise, na  entrada principal do parque; e de uma portaria, que abrigará um mirante de onde será possível ver boa parte do parque.  Além disso, está em andamento a construção de uma ciclovia, que terá início na Praça de Acesso e cortará todo parque.

No projeto referente a esta primeira fase da obra, ainda consta a preservação e o manejo da vegetação arbórea existente e a implantação de áreas gramadas. A estrutura de circulação existente também será composta por uma alameda com árvores ‘alecrins-de-campinas’ e a via perpendicular será recuperada e integrada à nova alameda.

As seis quadras esportivas que eram utilizadas pelos internos da Febem serão recuperadas e receberão conjuntos de árvores nas proximidades para proporcionar sombra e área para descanso e circulação. Também serão criados dois playgrounds com diversos brinquedos para atender às crianças e, em meio à vegetação, um coreto.

Com uma área de 255 mil metros quadrados, o Complexo Tatuapé chegou a ter 18 unidades de internação, onde cerca de 1.500 funcionários eram responsáveis pelo atendimento de 1.200 jovens. Para se ter uma idéia, a população do Complexo chegou a ser superior a de municípios como Alvilândia, Borá, Dolcinópolis, Flora Rica e Santa Salete.

Complexo Tatuapé – Criado para receber jovens abandonados ou que tivessem cometido algum crime, no início da década de 1900, o Complexo Tatuapé foi implantado na Chácara do Belém. Naquela época, a área, que ficava bem distante do centro da cidade, foi cedida ao Estado e em pouco tempo foi erguido um pequeno prédio para abrigar um instituto disciplinar para jovens. A construção foi batizada de Escola Correcional.

Esse prédio, que é preservado pelo patrimônio público, será mantido e restaurado e abrigará algumas atividades relativas ao parque, como por exemplo, salas de administração, vestiários, enfermaria, sala do programa Acessa São Paulo (acesso gratuito à internet), sala de multiuso, sala para contratados (limpeza e manutenção do prédio) e sanitários públicos.

Também serão preservados os edifícios do antigo Reformatório das Meninas e Casa do Diretor, construídos na década de 1930, e da antiga Escola do Belenzinho, da década de 1920. Ainda não há caracterização de uso dessas construções, já que estão incluídos na 2ª etapa de implantação do parque, cujo projeto ainda está em discussão.

“A licitação para restauração dos edifícios, principalmente a antiga sede da Febem (prédio da Escola Correcional) está agendada para o próximo ano, já que necessitam de empresas especializadas em restauração”, informa Lunardi.

Da Febem

C.M.