Febem: Jair Rodrigues e Osvaldinho da Cuíca são convidados do Guri Febem em Concerto

O Projeto Guri está presente em 60 unidades e atende cerca de 2.900 jovens

qui, 16/11/2006 - 10h09 | Do Portal do Governo

Considerado o primeiro artista brasileiro a gravar um rap, o cantor Jair Rodrigues será o convidado especial do Guri Febem em Concerto II, que será realizado a partir das 19 horas do próximo domingo, dia 19, no Memorial da América Latina. Rodrigues dividirá o palco com o instrumentista Osvaldinho da Cuíca e 200 internos que tiveram iniciação musical a partir do Projeto Guri, da Secretaria de Estado da Cultura.  A entrada é franca.

O espetáculo é uma promoção conjunta da Secretaria de Cultura e da Gerência de Arte da Febem. No palco, jovens de 11 unidades da instituição vão executar, com Jair Rodrigues e Osvaldinho, canções e temas que vão do popular ao erudito.

Entre as atrações previstas para o concerto estão apresentações de coral, big band, violão, cavaco, percussão, entre outras modalidades musicais ensinadas nas oficinas de arte da Febem/SP por meio do Projeto Guri.

Segundo Elizabeth Lopes Parro, diretora-executiva do Projeto Guri, iniciativas como essa são fundamentais para a recuperação dos jovens da Febem. “Trata-se de uma oportunidade para os adolescentes conhecerem e compreenderem um pouco sobre as práticas instrumentais e vocais, proporcionando um espaço onde eles podem rever seus sentimentos e emoções, ao mesmo tempo em que têm a oportunidade de resgatar a auto-estima, bem como seu papel na sociedade”.

Guri Febem em Concerto I

A primeira edição do evento foi realizada em novembro de 2004 e reuniu mais de 500 pessoas, entre convidados, autoridades e familiares de internos. Na ocasião, o convidado especial foi o cantor e compositor Toquinho, que cantou ao lado de 150 internos da fundação.

Projeto Guri 

O Projeto Guri, uma organização social sem fins lucrativos, promove a inclusão social e cultural por meio do ensino coletivo da música, desenvolvendo a sociabilidade, a auto-estima e o senso de cidadania de crianças e adolescentes de 8 a 18 anos, além de incentivar o interesse pelas artes. A iniciativa tem 11 anos e conquistou o apoio de vários setores da comunidade, como organizações do terceiro setor e da iniciativa privada.

Em 1997, foi criada a Associação Amigos do Projeto Guri. Em 2004, ela foi qualificada como uma Organização Social na área da Cultura. Sem fins lucrativos, a entidade colabora técnica e financeiramente para o desenvolvimento do projeto. A organização com diversos parceiros, patrocinadores e colaboradores, mas o principal mantenedor do Projeto Guri é o Governo do Estado de São Paulo.

Serviço

Memorial da América latina

Auditório Simon Bolívar

Endereço: Avenida Auro Soares de Moura Andrade, 664 – São Paulo – SP

Data: Domingo, dia 19

Horário: 19 às 21 horas

Entrada Franca

Da Febem