Febem: Final do Campeonato Estadual de Handebol será nesta 5ª feira

Final será no Ginásio Poliesportivo do Pacaembu

qua, 29/11/2006 - 17h01 | Do Portal do Governo

O primeiro Campeonato Estadual de Handebol realizado pela Fundação Estadual do Bem-Estar do Menor chega à sua etapa definitiva. Na próxima quinta-feira, dia 30, a partir das 8 horas, acontece a grande final do torneio, entre as equipes das unidades Rio Tâmisa (Brás), Guarujá, Bauru e Rio Pardo (Ribeirão Preto), no Ginásio Poliesportivo do Pacaembu, em São Paulo.

Com bom nível técnico e muitos gols (foram 389, até o momento), o torneio movimentou internos de 43 unidades de todo o Estado de São Paulo. Do total, somente as 24 melhores equipes passaram para as etapas finais da competição.

Fase Semifinal  – No último dia 24 de novembro, na cidade de Botucatu, a unidade de Bauru e a unidade Rio Pardo (de Ribeirão Preto), asseguraram as últimas vagas para etapa final do Torneio. A equipe de Bauru conseguiu se classificar na primeira colocação de forma invicta. Já o time de Ribeirão Preto classificou-se em segundo lugar, em situação menos confortável, com duas vitórias e uma derrota.

Para a presidente da Febem, Berenice Giannella, a realização do campeonato “está sendo um sucesso” em termos de organização, infra-estrutura e participação dos adolescentes. “O nosso objetivo é utilizar o esporte como mais uma ferramenta de ressocialização, pois ensina a respeitar os demais colegas, aceitar regras, além de fortalecer a auto-estima de todos”, ressalta a presidente da Fundação.

Incentivo – Carlos Alberto Robles, gerente de Esporte da Febem, revela que o handebol é uma das modalidades esportivas que tem sido difundida nas unidades da Fundação, ultimamente. “A realização deste torneio é uma forma de a gente incentivar, ainda mais, o desenvolvimento da prática dentro da instituição”, conta Robles,  que considera o handebol como “um esporte que trabalha  o potencial de cada um deles de maneira criativa e adequada”.

Revelação e Oportunidade – O jovem M.S, 17 anos, da unidade de Araçatuba despontou como um dos melhores jogadores do torneio. Para incentivar o adolescente a seguir o caminho do esporte, a equipe profissional de handebol da cidade aproveitou o seu potencial como jogador para leva-lo para treinar com os demais atletas do time.

M.S sai da unidade três vezes por semana para treinar. Como prêmio pelo seu bom comportamento, após ser desinternado, ele vai continuar treinando na equipe, que disponibilizou alojamento e uma bolsa de estudo para ele.

I Torneio Estadual de Handebol – Está sendo realizado desde o último dia 25 de outubro, pela Gerência de Educação Física e Esporte da Febem, em parceria com a Federação Paulista de Handebol, que cedeu os árbitros para atuar nas fases semifinal e final.

Da Febem