Febem: Baby Barione realiza II Torneio de Skate nesta sexta-feira, dia 31

Torneio será dividido em duas etapas

sex, 31/03/2006 - 10h47 | Do Portal do Governo

Os internos da Fundação Estadual do Bem-Estar do Menor já estão preparados para participar do segundo campeonato de skate da Febem, que vai se realizar na sexta-feira, dia 31 de março, a partir das 13 horas, no Ginásio Poliesportivo Baby Barione, na Pompéia.

Este ano o torneio será dividido em duas etapas. Na primeira, os 40 adolescentes dos complexos Raposo Tavares e Tatuapé e dos internatos Encosta Norte e Pirituba vão mostrar o que aprenderam ou aperfeiçoaram durante as aulas do professor Sandro Soares, também conhecido como “Testinha”.

Desse total, os 10 melhores atletas da instituição serão classificados para a segunda etapa, que já é a grande final do torneio, que será no Ginásio do Ibirapuera, em junho, nas Olimpíadas da Febem. Local onde será anunciado o vencedor do II Torneio de Skate da Febem.  A data ainda será confirmada. O campeonato denominado “A Manobra do Bem”, terá apoio da empresa brasileira de óculos de sol, Chilli Beans, que vai uniformizar os atletas, além de ceder a aparelhagem de som e lanches balanceados para os adolescentes.

Outra apoiadora do projeto é a empresa A Amostras Shapes, fabricantes de pranchas de skate que vai premiar os dez classificados com shapes. Também os profissionais da equipe Stand Up, além de serem os juizes do campeonato, farão uma demo para o público presente. Este campeonato será reconhecido pela Federação Paulista de Skate.

Presença confirmada do skatista amador Michel Ângelo, o ex-interno que conquistou seu espaço no mundo do skate e hoje é monitor da modalidade para crianças da Rede Pública de ensino por meio do Projeto São Paulo do Skate – uma parceria da Secretaria de Estado da Juventude Esporte e Lazer e a ONG Ativação. O skatista Michel recebe apoio das empresas Chilli Beans e Blunt para correr os torneios amadores.

         E para finalizar a primeira etapa do campeonato o raper Thaide e o MC Dow (ex-interno da Febem), vão dar um show de música aos adolescentes e visitantes. E para incentivar mais ainda o projeto dentro da Instituição a Distribuidora Premium – empresa autorizada para trabalhar com a marca de tênis ÉS, no Brasil – vai doar uma quantidade de pares de tênis para a Febem.

Projeto Skate na Febem – A iniciativa do projeto partiu de Sandro Soares dos Santos, atleta na modalidade há 11 anos que iniciou suas atividades na Febem como voluntário em 2000, e atualmente atua como professor de skate nas seguintes unidades Internato Encosta Norte, Internato Pirituba, Internato Itaquaquecetuba, Complexo Raposo Tavares, Complexo Brás e na unidade 16 do Complexo Tatuapé. Atualmente, cerca de 250 internos da fundação praticam o esporte, por meio dessa iniciativa. Ele afirma que o objetivo das aulas na fundação é “inserir os internos em atividade saudável, livrando-os de vícios e idéias más”.

Aula “Skate imita a Vida” – Atualmente, Sandro desenvolve dentro da grade do projeto uma aula intitulada de “Skate imita a vida”. Trata-se de uma atividade temática que utiliza assuntos de cunho educativo – como prevenção às drogas, superação dos preconceitos, e a violência urbana – no ensino das técnicas da modalidade esportiva.

“Na vida aparecem muitos obstáculos e no skate não é diferente. Para andar de skate é preciso muita perseverança. E na vida isso é igual. Então eu tento fazer uma alusão entre as dificuldades da vida com as manobras de skate. Quando se empenha força, responsabilidade, atenção e respeito nos obstáculos, tanto na vida quanto no skate, a barreira nunca será impossível de ser superada”, explica Sandro Soares, satisfeito com as aulas.

Sandro, também conhecido como “Testinha”, acredita que o esporte é um incentivo para o trabalho em equipe e um veículo para inclusão do adolescente na sociedade. Para ele, “todos que estão naquele local, por qualquer motivo que seja, são recuperáveis e merecem uma nova chance”.

Premiação – A empresa vai premiar os cinco primeiros colocados com roupas, tênis, shapes, e o primeiro colocado receberá ajuda de custo mensal, equipamento de skate, roupas e patrocínio no Campeonato de Skate Amador.