Febem: Aulas práticas do projeto Surfebem começam nesta quarta

Internos do litoral vão aprender a surfar na Praia do Itararé, em São Vicente, com o surfista profissional Daniks Fischer

qua, 26/04/2006 - 11h25 | Do Portal do Governo

O projeto Surfebem se prepara para dar início à segunda etapa da iniciativa, com uma série de aulas práticas. Dois jovens da unidade de São Vicente vão participar, nesta quarta-feira, dia 26, da aula inaugural do projeto, na Escola de Surf Daniks Fischer/Suprema, a partir das 14 horas, na praia do Itararé.

Os dois “sortudos” vão aprender a surfar na Praia do Itararé, mesmo cumprindo medidas socioeducativas em regime de internação. “Eles foram autorizados judicialmente por manterem um ótimo comportamento dentro da unidade e também por demonstrarem interesse pelo esporte”, explica o diretor da unidade, Luiz Ribeiro, ressaltando que o esporte é uma ferramenta importante no processo de ressocialização de jovens infratores.

Daniks Fischer também faz coro às palavras do diretor de São Vicente e adianta que os alunos da Febem terão tratamento adequado, enquanto estiverem sob sua responsabilidade. “Para mim, não importa os motivos que trouxeram eles à Febem.  Todos serão tratados da mesma forma, como qualquer outro aluno”, adianta Fischer, demonstrando que não vai permitir qualquer tipo de discriminação em suas aulas.

Para a presidente da Febem, Berenice Giannella, a iniciativa certamente trará bons resultados. “Além dos benefícios que esporte traz naturalmente, o surfe servirá como mais uma oportunidade de reinclusão desses jovens à sociedade”, comenta. “Agora é preciso também que eles tenham consciência e valorizem todo esse esforço conjunto”, ressaltou a presidente da instituição.

Projeto Surfebem

Consiste em estimular nos jovens da Baixada Santista a prática do surfe, trabalhar a auto – estima e mostrar que é possível canalizar suas energias em disputas saudáveis. Assuntos como prevenção às drogas e conscientização ambiental também fazem parte do projeto piloto que teve inicio com os internos da Febem de São Vicente.

Escola de Surfe

Há dois anos Daniks mantém a Escola de Surf Daniks Fischer/Suprema, localizada na cidade de São Vicente, onde dá aula de surfe para jovens e adultos gratuitamente. A única exigência é que todos os alunos estejam matriculados no ensino público. Mais de 600 pessoas já passaram pela sua escola.

ONG Suprema

Fischer também preside a ONG Sociedade Unida em Prol do Esporte e Meio Ambiente (Suprema), que desenvolve várias ações focando a conscientização ambiental, além de projetos sociais com a comunidade.

Local: Praia de Itararé – São Vicente – Litoral Sul

End.: Avenida Airton Senna da Silva – Quiosque 13-A

(escola de surfe e sede ONG Suprema)

Hora: 14 horas – Próximo da Avenida Presidente Wilson (ao lado do Ilha Porchat)

Assessoria de Imprensa da Febem/SP

J.C.