Febem: Adriane Galisteu visita internas da Mooca

Visita foi em comemoração do Dia Internacional da Mulher

sex, 10/03/2006 - 12h20 | Do Portal do Governo

A comemoração do Dia Internacional da Mulher no Internato Feminino da Mooca foi marcada por uma série de homenagens e também por grande festa promovida pelas adolescentes internas, que inclusive contou a presença ilustre da apresentadora do programa Charme, do SBT, Adriane Galisteu.

Interessada em conhecer de perto o trabalho desenvolvido pela fundação junto às jovens infratoras, Galisteu permaneceu no local por mais de três horas. Na ocasião, ela teve a oportunidade de visitar a Casa das Mães – uma unidade especial para jovens em período de gestação, ou que possuem filhos com até seis meses de idade – e também de bater um longo papo com as cerca de 75 internas da unidade.

“Fiquei surpresa com a energia dessas meninas. Elas são sorridentes, simpáticas e muito amáveis”, disse a apresentadora, que já faz planos para retornar ao local e desenvolver algum tipo de trabalho voluntário. “Tenho certeza que eu tenho muita coisa para passar para vocês e também sei que eu vou aprender muito com essa troca de experiências de vida”, disse às adolescentes.

Homenagens – Além da apresentadora, as internas também prestigiaram a presença da presidente da instituição, Berenice Giannella, e da juíza da Vara de Execuções da Infância e Juventude, Mônica Paukoski. Todas foram agraciadas  com uma série de presentes produzidos nas oficinas profissionalizantes da unidade – como toalhas, bolsas e acessórios de moda – em homenagem ao Dia Internacional da Mulher.

“A gente escolheu as três mulheres que admiramos aqui para presentear com os nossos trabalhos”, explica uma das internas que entregaram as peças às homenageadas.

A festa das meninas da Mooca também contou com apresentações culturais que deram ritmo à comemoração. Coral, camerata, apresentações de dança do ventre, dança circular e coquetel foram alguns dos atrativos do evento, que além das mulheres homenageadas,  teve a presença de autoridades do Poder Judiciário, representantes do Governo do Estado de São Paulo e entidades da região.

Para a coordenadora técnica de atendimento feminino, Maria Aparecida Tonet, esse tipo de iniciativa é de extrema importância não só para as meninas, quanto também para os funcionários da instituição. “Um evento como esse, que desperta o interesse de pessoas quem vem de fora, como a Adriane, e a imprensa que também acompanhou tudo, é muito importante para a gente quebrar este estigma ruim que a Febem tem e mostrarmos um pouco o trabalho bonito que desenvolvemos”, comenta Tonet.

Saiba mais sobre o Internato Feminino – Inaugurado em agosto de 2000, o Internato Feminino da Moóca tem capacidade para atender 90 adolescentes do sexo feminino, naturais de todas as regiões do Estado de São Paulo, com idade de 12 a 18 anos e 11 meses, em regime de internação. A grande maioria das jovens atendidas no local são oriundas de famílias que apresentam nível socioeconômico baixo, porém com vínculos afetivos preservados e mantidos durante o cumprimento da medida socioeducativa. Os tipos de infração mais cometidas pelas adolescentes internadas no local são: roubo qualificado, homicídio e latrocínio.

Parcerias – A unidade mantém uma série de parcerias com empresas, ONGs, entidades filantrópicas, instituições educativas,  como o CYAMA (aulas de ioga e meditação); Casa Takata (aulas de Reike), Instituto Mensageiros (atividades culturais).

Atividades esportivas e culturais- Futebol de salão, voleibol, handebol, basquete, condicionamento físico, avaliação física, gincanas, torneios, olimpíadas, jogos cooperativos e recreação;  danças circulares, teatro, capoeira, axé e artes plásticas, violão e cavaquinho.  

Cursos profissionalizantes – curso de cabeleireiro e manicure (certificação) – BEKA Internacional; CDI – curso de informática e cidadania (certificação); SENAI – curso de artesanato (certificação); Fundação Bradesco – Informática.