Fazendas históricas paulistas são opção de lazer nas férias

Governo do estado lança roteiro que inclui 13 fazendas (ainda preservadas) erguidas nos séculos 18, 19 e 20

qua, 12/12/2007 - 9h38 | Do Portal do Governo

Vestígios do passado e valiosos patrimônios arquitetônicos preservados em fazendas históricas paulistas agora podem ser observados de perto pelo público. Treze dessas propriedades rurais abriram suas porteiras para o visitante tomar contato com a vida no campo e conhecer a história da aristocracia rural. A oferta de serviços é variada. Algumas oferecem hospedagem, comida típica, passeios a cavalo, trilhas na mata atlântica, observação de aves e atividades rurais. Outras dispõem de cavalgadas, passeios e noites de seresta para os hóspedes. Há também as que trabalham com turismo pedagógico e eventos.

Veja mais detalhes sobre as 13 fazendas

Encontrar esses locais ainda meio escondidos ficou mais fácil com a união dos proprietários na Associação Fazendas Paulistas, que tem o apoio da Secretaria Estadual do Esporte, Lazer e Turismo. Basta acessar o site www.fazendaspaulistas.com.br para saber sobre a história da fazenda, o que oferece ao turista e como chegar ao local. A expectativa é que mais sete façam o mesmo até o ano que vem, informou o presidente da associação, João Pacheco. Como não há placas nas rodovias indicando a existência de fazendas históricas, a consulta ao site da associação é a melhor saída.

O projeto de sinalização nas estradas está em andamento na Assembléia Legislativa, afirmou o secretário da pasta, Claury Alves da Silva, durante o lançamento do roteiro turístico, em novembro, na sede da secretaria. Os proprietários rurais, agências e operadoras de viagens e convidados foram recebidos com rico café com comidas típicas da roça. As fazendas ficam nas cidades de Itu, Limeira, Santa Gertrudes, São Carlos, Dourado, Jaú, Santa Cruz das Palmeiras, Cajuru e Mococa.

Divulgação e guia – Maria Beatriz de Almeida Prado, da Fazenda Capoava (em Itu), diz que a hospedagem em fazendas históricas é diferente da estada em hotéis fazendas. “Este, são um empreendimento construído num grande espaço. Nas fazendas, o turista costuma ser recebido pelo proprietário num conjunto arquitetônico – patrimônio que guarda a memória de um passado rural e precisa ser preservado.

Claury adiantou que será lançado o Guia 2008 de Fazendas Históricas com distribuição gratuita nas fazendas, agências de turismo e na sede da secretaria. Disse que a divulgação do roteiro das fazendas paulistas é parte do esforço de estimular o crescimento do turismo rural paulista. “Não existia turismo rural até há pouco tempo. A lei geral brasileira do turismo ainda está em votação, mas é um setor que tem muito a crescer; está se estruturando, e o governo dará todo o apoio para incrementar esse segmento”, destacou.

Das cinco mil fazendas históricas existentes no Brasil, 800 estão erguidas em solo paulista. Claury lembrou que muitas foram demolidas porque os proprietários não tinham condições de pagar os custos de manutenção. Outras estão abandonadas. Por conta dessa realidade, anunciou que a Secretaria Estadual da Agricultura e Abastecimento emprestará R$ 100 mil (com prazo de pagamento em cinco anos e juros fixos de 3% ao ano) aos proprietários rurais interessados em fazer reformas para receber turistas. “Esse investimento é para reformar instalações, banheiros, o acesso ao local”, esclareceu.

Costumes, tradições – Outra vantagem em incrementar o turismo rural, diz o secretário, é que a mão-de-obra do campo deixa de migrar para as cidades saturadas; e a renda obtida custeia as despesas de manutenção. “A atividade de receber turistas é uma renda adicional para manter a fazenda e agrega valor ao produto agrícola, já que o proprietário pode continuar a produzir o que sabe fazer bem. Se faz chocolate, doces em conservas ou artesanato, pode aumentar e diversificar essa produção. Não precisa criar algo novo, mas investir no que faz bem. Há enorme potencial a ser explorado”, reforçou.

Maria José Ferreira de Araújo Ribeiro, da Fazenda Quilombo, diz que o turismo rural nas fazendas é uma maneira de manter esse patrimônio para outras gerações da família e uma oportunidade de os jovens e crianças conhecerem o meio rural e seus costumes, tradições e cultura. Claury assegurou que o governo dará suporte aos proprietários para resolver questões sanitárias, legislativas e de qualificação pessoal para atender o turista. 

SERVIÇO

Roteiro das Fazendas Históricas Paulistas está no

site www.fazendaspaulistas.com.br

Mais informações, pelo telefone (19) 3656-0109 

Claudeci Martins

Da Agência Imprensa Oficial

(I.P.)