Fazenda: Seminário para discutir cenário econômico

Secretário da Fazenda, Luiz Tacca, encerrará o evento

ter, 22/08/2006 - 20h19 | Do Portal do Governo

A Secretaria da Fazenda promove nesta quinta-feira (23/8) e sexta feira (24/8), o I Seminário de Estudos Tributários – “ICMS – autonomia, isonomia, livre concorrência e desenvolvimento”- no Hotel Ca´d´oro, na rua Augusta, 129.

O evento reunirá especialistas com o objetivo de debater temas que abordem mudanças no cenário econômico, o papel do gestor tributário, ICMS, desenvolvimento da atividade econômica e, em especial, a reforma tributária e questões de guerra fiscal e federalismo, entre outras.

O seminário é uma etapa do projeto Estudos Tributários do Programa de Fortalecimento da Gestão Fiscal do Estado de São Paulo e, na prática, deverá oferecer subsídios ao fisco paulista para a consolidação de uma proposta institucional sobre temas polêmicos na área tributária.

A abertura do evento será feita pelo coordenador da administração tributária da Secretaria da Fazenda de São Paulo – Sefaz/SP -, Henrique Shiguemi Nakagaki e por Fernando Resende, do Fórum do Federalismo.

Nesses dois dias serão apresentados 3 painéis com os temas: “Mudanças do ambiente de negócios e do papel do gestor tributário”; “ ICMS e desenvolvimento da atividade econômica. Reforma Tributária”; “Guerra fiscal e federalismo. Visão de São Paulo”. 

No primeiro painel, destaque para a presença do ex-secretário da Fazenda do Estado de São Paulo, Yoshiaki Nakano, atualmente diretor da Faculdade de Economia da Fundação Getúlio Vargas, como mediador dos palestrantes Décio Zylberstain e Eliseu Martins, professores da FEA-USP e Clóvis Cabrera, diretor da Deat – Diretoria da Administração Tributária da Sefaz/SP.

No segundo painel, especialistas como o ex-coordenador da administração tributária da Sefaz-SP e consultor tributário, Clóvis Panzarini, os tributaristas Alcides Jorge Costa e Edivaldo Brito terão como mediador Luciano Garcia Miguel, representante do Estado de São Paulo na Comissão Técnica Permanente do ICMS – Cotepe.

O secretário da Fazenda, Luiz Tacca, encerrará o evento ao discorrer sobre “Visão de São Paulo. Formação de gestores. Oportunidades e desafios do conflito federativo. Guerra fiscal, reforma tributária e financeira”, após o término do terceiro painel, composto por José Roberto Afonso, economista do BNDES, Maria Helena Zockum, representando a instituição Fecomércio e Osvaldo Carvalho, diretor adjunto da Deat, mediados pelo professor da Faculdade de Economia da Unicamp, Sérgio Prado.

Foram convidadas para o evento 160 pessoas entre representantes dos fiscos estaduais, federal, além da Fecomércio, Fiesp e pesquisadores das universidades.
Da Secretaria da Fazenda