Fazenda promove educação fiscal na 10ª Feira Nacional do Livro

Estande para divulgar Nota Fiscal Paulista deve atrair centenas de pessoas em Ribeirão Preto

seg, 14/06/2010 - 15h00 | Do Portal do Governo

O estande “Educação Fiscal” é uma das atrações da 10ª edição da Feira Nacional do Livro, que acontece na cidade de Ribeirão Preto até o dia 20 de junho. Equipes da Delegacia Regional Tributária de Ribeirão Preto (DRT-06), em parceria com técnicos da Receita Federal, do Instituto Nacional do Seguro Social e da Secretaria da Fazenda Municipal, uniram-se para apresentar aos visitantes detalhes do Programa de Estímulo à Cidadania Fiscal do Estado de São Paulo, em especial a Nota Fiscal Paulista e do Programa Nacional de Educação Fiscal, do Ministério da Fazenda.

Além de destacar a importância dos tributos na vida das pessoas e estimular o cidadão a participar do combate à sonegação e à corrupção, o programa de educação fiscal para a cidadania busca despertar no contribuinte o interesse em influenciar e acompanhar a correta aplicação dos recursos públicos, com consciência de seus direitos e deveres e contribuindo para uma sociedade mais participativa, solidária e justa.

Durante a feira, a secretaria da Fazenda tem um papel especial. No quiosque de 45m², além de prestar orientação e mostrar as vantagens e benefícios da Nota Fiscal Paulista, os servidores fazendários vão oferecer assistência e prestar esclarecimentos sobre o programa. Os visitantes receberão orientação para efetuar cadastramento no sistema, desbloqueio de senhas, transferência de créditos e prêmios, entre outros serviços. O delegado regional tributário de Ribeirão Preto, Marfan Alberto Abib espera superar a marca de atendimentos da edição da feira no ano passado. “Temos a expectativa de receber entre 100 e 150 pessoas diariamente, não apenas de Ribeirão Preto, mas das cidades vizinhas da região”, afirma o delegado regional tributário. No ano passado, cerca de duas mil pessoas passaram pelo estande da Sefaz durante o evento.

Para a execução dos trabalhos, a DRT-06 de Ribeirão Preto levou toda a infraestrutura necessária, como notebooks com acesso à internet, móveis e equipamentos diversos. A equipe da Sefaz na feira é composta por agentes fiscais de rendas e técnicos de apoio à arrecadação tributária, sob a coordenação da assistente fiscal Mariana Faria de Moraes.

A Feira do Livro de Ribeirão Preto é considerada uma das quatro mais importantes do País e a segunda maior realizada a céu aberto, ocupando um espaço de 16.000 m². Para Marfan Abib, o evento é uma excelente oportunidade para divulgação e prestação de serviço. “A Nota Fiscal Paulista acaba tendo importância especial entre todos que transitarem pela Praça Carlos Gomes, onde está localizado o estande da Educação Fiscal”, diz.

Da Secretaria da Fazenda