Fazenda: Novo sistema proporciona mais agilidade para acompanhar execução orçamentária

Secretaria está implantando o Sistema de Informações Gerenciais da Execução Orçamentária na versão para a internet

ter, 21/11/2006 - 10h49 | Do Portal do Governo

A Coordenadoria da Administração Financeira (CAF) da Secretaria da Fazenda, está implantando o novo Sigeo (Sistema de Informações Gerenciais da Execução Orçamentária) na versão para a internet. O sistema foi apresentado aos gestores orçamentários de toda administração direta e indireta do Governo do Estado de  São Paulo.  

O Sigeo Web é um sistema de informações que acessa uma base de dados atualizada diariamente com informações do Siafem (Sistema Integrado de Administração Financeira para Estados de Municípios) e do Siafisico (Sistema Integrado de Informações Físico-Financeiras), possibilitando a emissão de relatórios, consultas e gráficos.

Potencialmente o Sigeo Web poderá ser acessado pelas 847 unidades gestoras executoras, 74 unidades gestoras orçamentárias, 75 unidades gestoras de fundo especial de despesa e 51 unidades gestoras financeiras do Estado, por meio de senha do funcionário designado para esse trabalho. As senhas serão distribuídas nos próximos dias.

O acesso poderá ser feito de qualquer localidade, portanto, não necessariamente da sala de trabalho na repartição pública, desde que o gestor ou servidor público esteja conectado à internet.

Com a facilidade do acesso via internet o Sigeo Web está representando um grande salto de qualidade na disponibilização de informações para as unidades gestoras financeiras orçamentária e executoras.

Além dos relatórios de acompanhamento da execução orçamentária da receita e da despesa, os gestores contarão também com informações a respeito das quotas orçamentárias, preços de materiais e serviços adquiridos pelo Estado e Saldos Contábeis, possibilitando o acompanhamento dos processos de gastos através do fluxo de documentos contabilizados.

As informações podem ser vistas na tela ou exportadas para o formato Excel, Html, Xml, Txt ou impressas no formato Pdf, com inúmeras opções de configuração de layout.

Avaliação

Para Edileide Garcia Borges, integrante da Coordenação do Grupo de Planejamento Setorial (GPS), da Secretaria da Agricultura, o novo sistema vai melhorar a gestão dos recursos, bem como o acompanhamento da execução orçamentária. Ela observa que os relatórios pré-definidos e interativos irão auxiliar bastante no desenvolvimento dos trabalhos.

O diretor do DCA (Departamento de Controle e Avaliação), da Secretaria da Fazenda, Nelson Galdino de Carvalho, diz que o sistema anterior era complexo, pois exigia a montagem de equações para gerar relatórios. Para ele, o novo sistema é mais prático, com as tabelas pré-formatadas, facilitando sensivelmente o trabalho, com mais rapidez e confiabilidade.

“Para nós do DCA, que fazemos auditoria em Autarquias, Empresas, Fundações e organizações sociais, essa inovação proporcionou um avanço significativo, contribuindo para a melhoria do nosso trabalho”, destacou Nelson Galdino.

  Da Secretaria da Fazenda