Fazenda libera pagamento antecipado do IPVA de 2011

Avisos de vencimento do imposto já começaram a ser enviados aos contribuintes

sex, 24/12/2010 - 13h00 | Do Portal do Governo

Os proprietários de veículos automotores registrados em São Paulo já podem efetuar o pagamento antecipado do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2011. Todos os bancos credenciados já estão habilitados a efetuar o recolhimento do imposto à vista, com desconto de 3%, ou receber a primeira das três parcelas do imposto. A Secretaria da Fazenda começou na terça-feira, 21, a enviar os avisos de vencimento do imposto. A postagem de cerca de 14 milhões de informes será concluída até o final de dezembro. O comunicado é apenas um lembrete, não é boleto e nem guia de recolhimento.

O contribuinte tem o final de dezembro e o período até a data de vencimento da placa do veículo, em janeiro, para pagar o IPVA 2011 em cota única, com desconto de 3%, ou parcelar o tributo em três vezes, nos meses de janeiro, fevereiro e março. Os proprietários têm também a opção de quitar o imposto em fevereiro, sem desconto. Em todos os casos os contribuintes devem respeitar o calendário de vencimento por final de placa. O seguro obrigatório deve ser recolhido junto com a primeira parcela do imposto (para quem dividir o pagamento), ou junto com a cota única.

Para efetuar o pagamento do imposto, basta contribuinte se dirigir a uma agência bancária credenciada, com o número do Registro Nacional de Veículo Automotor (Renavam), e efetuar o recolhimento no guichê de caixa.  Os pagamentos também podem ser feitos nos terminais de autoatendimento, pela internet ou débito agendado, ou outros canais oferecidos pela instituição bancária. A lista de bancos credenciados está disponível no site da Secretaria da Fazenda http://www3.fazenda.sp.gov.br/ipvanet/

Nota Fiscal Paulista

A utilização de créditos da Nota Fiscal Paulista deixou o tributo mais barato para 314.194 consumidores paulistas que, em outubro, destinaram R$ 57.097.719,27 para abater do IPVA de 268.295 veículos. Este abatimento constará do Aviso de Vencimento do IPVA 2011 enviado pela Secretaria da Fazenda.

Imposto mais barato em São Paulo

Em 2011 IPVA ficará em média mais barato em São Paulo. Levantamento efetuado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE) registrou queda média 7,2% nos preços de venda praticados no varejo. Somente motos e similares tiveram retração acima da média (queda de 9,1%). Para os automóveis, o preço médio ficou 7% menor em relação ao ano passado. Caminhões, ônibus e microônibus terão diminuição de 5,8% e os utilitários de 5%. A pesquisa realizada pela Fipe levou em consideração o preço médio dos automóveis praticado no mercado no mês de setembro de 2010.

Não houve alteração de alíquotas no imposto: os automóveis movidos a gasolina e os bicombustíveis recolherão 4% sobre o valor venal;  carros a álcool e gás pagam 3%; picape cabine dupla, 4%; utilitários (cabine simples), ônibus, microônibus e motocicletas pagam 2% sobre o valor venal. Os caminhões recolhem 1,5%.

Para obter mais informações a respeito de valores, datas de pagamento e rede bancária autorizada, a Secretaria dispõe de serviço de informação ao cidadão por meio do telefone 0800-170110 e na internet.

Clique aqui e veja a tabela de vencimento para Automóveis, Camionetas, Caminhonetes, Ônibus, Microônibus, Motos e similares.

Clique aqui e veja a tabela de vencimento para caminhões.

Veja um passo a passo de como efetuar o pagamento do IPVA 2011.

Da Secretaria da Fazenda