Fazenda: Implantada nova versão do Sistema Integrado de Adm. Financeira para Estados e Municípios

Siafem/SP torna-se mais ágil e eficiente no controle dos gastos

sex, 24/11/2006 - 18h12 | Do Portal do Governo

Foi implementado o Siafem.net, desenvolvido no âmbito do projeto Proffis (Programa de Fortalecimento da Gestão Fiscal do Estado de São Paulo), da Coordenação de Administração Financeira (CAF), o que permite acesso ao Siafem/SP (Sistema Integrado de Administração Financeira para Estados e Municípios), versão SP, via internet.

Nesta nova versão, além do ambiente gráfico e várias tabelas auxiliares, é possível reaproveitar as informações cadastradas o que evita a  re-digitação de informações em grande parte dos documentos, dando grande ganho de produtividade através da agilização de procedimentos e minimização dos erros de digitação, buscando a otimização da qualidade da informação na gestão dos gastos públicos do Governo do Estado de São Paulo.

O Siafem/SP foi desenvolvido pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) e implantado pela Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo (Prodesp) em janeiro de 1996, com disponibilidade on-line e operação em seus computadores centrais.

O sistema é administrado pela Contadoria Geral do Estado (CGE) da Coordenação de Administração Financeira (CAF) da Secretaria da Fazenda e tem por objetivo processar a execução orçamentária/financeira/contábil do Estado, além de disponibilizar dados e informações para toda a administração direta, empresas, autarquias e fundações do Governo do Estado de São Paulo.

Desde a implantação desse sistema, vem ocorrendo uma série de implementações definidas pela Sefaz/SP e operacionalizadas pela Prodesp, tais como: a) implementação do módulo Siafisico que administra o cadastro de materiais, formecedores e de preços; b) integração com a Bolsa Eletrônica de Compras do Estado de São Paulo (BEC/SP); c) integração com o Sistema de Acompanhamento de Investimentos; d) desenvolvimento do módulo de patrimônio; e) desenvolvimento de novos eventos contábeis.

O Siafem e seu módulo físico, o Siafísico (Sistema Integrado de Informações Físico-Financeiras), estão disponíveis em todos os órgãos da administração direta e indireta do Governo do Estado de São Paulo de modo irreversível em cerca de 5 mil  estações de trabalho ao longo das unidades de despesa. São registrados mais de 20 milhões de lançamentos contábeis por ano, originados de aproximadamente 6 milhões de documentos, processados no computador de grande porte da Prodesp em Taboão da Serra.

Cada uma dessas 5 mil estações de trabalho conta com um programa emulador de terminais instalado e utiliza em sua grande maioria a Rede Intragov para comunicação com o mainframe. Desta forma, qualquer atualização/substituição do equipamento implica na reinstalação do emulador, muitas vezes com suporte local.

Com o Siafem.net fica eliminada a manutenção de programas emuladores de terminal nessas 5 mil estações de trabalho que acessam o Siafem.

No estado de São Paulo são 11 mil usuários (gestores orçamentário/financeiro/contábil), com senha, que podem acessar o Siafem. Pelo novo sistema, esses gestores poderão acessar de qualquer localidade, desde que esteja conectado à internet. Antes o acesso era possível apenas pela rede interna.

Do site da Secretaria da Fazenda