Fazenda: Balanço da “Operação Escudo” realizada no Vale do Paraíba

Resultado foi a apreensão de seis carretas de mercadorias com produtos no valor estimado superior a três milhões de reais

seg, 29/05/2006 - 8h58 | Do Portal do Governo

A Receita Federal, a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo e a Polícia Federal realizaram na sexta-feira (26/05) a “OPERAÇÃO ESCUDO” para combater a pirataria (contrafação) e o contrabando (descaminho), em lojas e shoppings de alguns municípios do Vale do Paraíba.

A OPERAÇÃO ESCUDO também executou 49 mandados judiciais de busca e apreensão de mercadorias importadas irregularmente, sendo constituída por uma força-tarefa composta por 45 Auditores Fiscais da Receita Federal, 40 Agentes Fiscais de Renda do Estado de São Paulo e 60 Policiais Federais.

Balanço da Operação Escudo

A operação ESCUDO, desencadeada no município de Aparecida do Norte, teve como resultado a apreensão de seis carretas de mercadorias, produtos do descaminho ou contrabando, em valor estimado superior a três milhões de reais.

O centro das atividades aconteceu no principal shopping da cidade de Aparecida do Norte, mas o objetivo da operação foi atingir um grupo organizado que abastecia a região com mercadorias vindas de Cidade Del Este, com diversos produtos, tais como: câmeras digitais, máquinas fotográficas, DVD players, eletrônicos em geral e produtos de informática.

As mercadorias apreendidas de origem estrangeira foram para os depósitos da Receita Federal do interior do Estado e serão objeto de leilões, incorporações, doações ou destruições (produtos piratas). As mercadorias de origem nacional, sem documentação foram encaminhadas para os depósitos da Secretaria da Fazenda do Estado.

Adotou-se a denominação ESCUDO para a operação, pois esta palavra significa uma espécie de proteção que era dada pelos quatro policiais que faziam parte do crime organizado.

No local da operação foram apreendidos três revólveres, uma pistola, substância explosiva e seis papelotes de cocaína.

A operação ESCUDO executou 49 mandados judiciais de busca e apreensão de mercadorias e prendeu 12 pessoas, sendo dois Policiais Rodoviários, dois Policiais da Polícia Civil, proprietários de ônibus e guia de excursão. Estas pessoas estão enquadradas em crime de formação de quadrilha e facilitação do descaminho e corrupção, entre outros.

O shopping central dos romeiros conta com cerca de 300 lojas, das quais apenas 32 foram alvo da fiscalização e da ação policial. Outras cinco lojas fora da cidade de Aparecida do Norte também foram objeto desta ação.

A operação ESCUDO contou com a participação de 45 Auditores Fiscais da Receita Federal, 40 Agentes Fiscais de Renda do Estado e 90 Policiais Federais. O sucesso da operação decorreu da união de Órgãos Públicos para combater o crime organizado.

Da Secretaria da Fazenda