Fazenda amplia valor de veículos isentos de ICMS para pessoas com deficiência

Atualização foi autorizada pelo Conselho Nacional de Política Fazendária

qua, 12/08/2009 - 19h30 | Do Portal do Governo

A Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo atualizou o valor dos veículos com direito a isenção do Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS) que forem comprados por pessoas com deficiência. O valor de R$ 60 mil, que estava em vigor há dois anos, foi alterado para R$ 70 mil. A atualização foi autorizada pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz).

A medida foi adotada porque existe uma faixa de automóveis que atende às necessidades das pessoas com deficiência: os sedans médios. Os veículos dessa categoria contam com câmbio automático, muitas vezes de série, o que simplifica e facilita a adaptação, além de porta-malas maiores, que podem comportar a cadeira de rodas.

Com o passar do tempo, muitos destes modelos subiram de preço e, consequentemente, ficavam fora da faixa de isenção. A portaria, publicada no dia 7 de agosto no Diário Oficial, já está em vigor.