Fazenda abre novas datas para pagamento do IPVA

Proprietários de veículos de placas final 1, 2 e 3 poderão pagar entre 22 e 26 de janeiro

ter, 12/01/2010 - 16h49 | Do Portal do Governo

(Atualizado às 19h56)

O governador José Serra determinou nesta terça-feira a prorrogação do prazo para pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para os carros com placas final 1, 2 e 3. Com isso, os contribuintes que não conseguiram pagar o imposto na data do vencimento por conta da lentidão do sistema, verificada em determinados horários na rede bancária, terão uma nova oportunidade para efetuar a operação.

Com a medida, os proprietários de veículos com final 1 (com vencimento no dia 8/1), final 2 (na segunda-feira, 11/1), e os de final 3 (terça-feira, 12/1) voltam a contar com o beneficio do parcelamento ou a oportunidade de quitar o imposto com desconto de 3%, sem ter de antecipar o licenciamento. Este pagamento, entretanto, só poderá ser feito no período de 22 a 26 de janeiro, uma vez que a Secretaria da Fazenda precisa ajustar seu sistema para que a operação seja realizada e os contribuintes tenham acesso aos benefícios previstos nas regras do IPVA.

O sistema online de pagamento de IPVA se manteve ativo, sem interrupção, apesar de ter registrado instabilidades em alguns períodos do dia em que ocorreu grande concentração de demanda. Em situações como essa, em que há dificuldades na operação do sistema online, as instituições bancárias estão autorizadas a utilizar sistema de contingência, possibilitando o recolhimento do IPVA. Vale lembrar que é importante que o contribuinte não deixe para pagar o tributo no último dia, 26/1, pois a grande quantidade de pagamentos pode sobrecarregar o sistema novamente.

O Estado de São Paulo detém uma frota de 13 milhões que devem pagar o IPVA. No primeiro dia do calendário do IPVA, em 8/1, a rede bancária recebeu 737 mil pagamentos. Na segunda-feira, 11/1, mais de 700 mil contribuintes quitaram ou efetuaram o parcelamento do imposto.  Estas operações somam 1,44 milhão de pagamentos de IPVA nos dois primeiros dias de vencimento do imposto. 

Da Secretaria da Fazenda