Fátima Guedes é a próxima atração do Projeto Adoniran

Memorial da América Latina apresenta show da cantora no dia 18 de abril, às 18h30

sex, 13/04/2007 - 20h43 | Do Portal do Governo

A Fundação Memorial da América Latina apresenta show da cantora e compositora Fátima Guedes no dia 18 de abril, às 18h30. O espetáculo faz parte do Projeto Adoniran Seis e Meia, recentemente reativado pelo Memorial. Os ingressos custam R$ 5,00 e 2,50 e podem ser adquiridos na bilheteria do Auditório Simón Bolívar, a partir das 14h, na véspera e no próprio dia do show.

O Projeto Adoniran descende dos famosos “seis e meia” de São Paulo e Rio de Janeiro. Na capital paulista chamava-se Projeto Adoniran Barbosa (1990-2000), organizado pela Secretaria Estadual de Cultura e acontecia no Teatro Caetano de Campos, na Praça de República. Esse projeto descendia do “Projeto Pixinguinha” (1977- 1997), organizado pela Funarte (Fundação do Ministério da Cultura) em vários estados do Brasil. Nesse caso, a idéia era um músico consagrado apresentar um novato.

O Projeto Adoniran Seis e Meia do Memorial, desta feita, proporciona um novo espaço para compositores e ou cantores, consagrados ou não, mostrarem seu trabalho. É uma oportunidade também para que músicos pouco ativos voltem ao convívio do público. Ao longo do ano, velhos e novos talentos subirão ao palco do Auditório Simón Bolívar. Além de Toquinho, Chico César e Fátima Guedes, vão se apresentar Arrigo Barnabé, Evinha, Vânia Bastos e Eduardo Gudin, Na Ozetti, Wagner Tiso, Célia, Alaíde Costa, Mônica Salmaso, entre outros.

Fátima Guedes

Fátima Guedes nasceu no Rio de Janeiro, em 06 de maio de 1958. Criada entre a Zona Norte e o subúrbio carioca, iniciou carreira como compositora em 1973.

Em 1976, sua música Passional venceu o Festival de Música da Faculdade Hélio Alonso. Autora de trilhas sonoras para teatro compôs Onze fitas, para a peça O dia da caça, de José Louzeiro. Sua música Bicho medo foi gravada por Wanderléia, e Meninas da cidade interpretada no show Transversal do tempo, por Elis Regina.

Participou, em 1980, do Festival da Nova Música Popular Brasileira, com Mais uma boca. Lançou seu primeiro disco, Fátima Guedes, em 1979, com as composições Onze fitas, Meninas da cidade e Passional. Em 1980 lançou outro disco, também com o nome Fátima Guedes, contendo Cheiro de mato e Mais de uma boca, também suas. Em 1981 lançou Lápis de cor, com a composição Arco-íris, e chamou a atenção de toda a crítica musical. Em 1983 saiu Muito prazer, em que se destaca Absinto; e, em 1985, Sétima arte, com a composição de mesmo nome. Seu segundo CD, Pra bom entendedor, conta com composições suas (Minha senhora e Mãos de jardineiro) e da dupla Guinga e Aldir Blanc. Tem músicas gravadas por Elis Regina (Onze fitas), Nana Caymmi (Chora brasileira), Zizi Possi, Joanna e Simone (Condenado).

Serviço:

Projeto Adoniran Seis e Meia

Show de Fátima Guedes

Dia 18 de abril, quarta-feira, às 18h30

Fundação Memorial da América Latina

Auditório Simón Bolívar

Ingressos R$ 5,00 e 2,50 (à venda na bilheteria do auditório nos dias 17 e 18 a partir das 14h)

Informações 3823.4600

Da Assessoria de Imprensa do Memorial da América Latina

(R.A.)