Fatecs recebem pedidos de desconto na taxa do vestibular

Solicitações devem ser feitas até as 15 horas do dia 11 de setembro

qua, 26/08/2009 - 14h00 | Do Portal do Governo

Atualizado em 31 de agosto às 16h45

Desde a última quinta-feira, 27, os estudantes podem solicitar a isenção e a redução de 50% na taxa de inscrição para o vestibular das Fatecs (Faculdades de Tecnologia) do Estado de São Paulo. O processo seletivo vai selecionar os novos alunos para ingresso no 1º semestre de 2010.  Ao todo, serão oferecidas 6.000 mil isenções. 

Os candidatos poderão pleitear os dois benefícios, desde que atendam aos requisitos determinados para esta finalidade. Neste caso, devem efetuar duas inscrições. 

O pedido deverá ser feito até as 15h do dia 11 de setembro. Os interessados devem preencher o formulário específico que está disponível no site www.vestibularfatec.com.br. Após o preenchimento do formulário, é preciso guardar o número do protocolo.

De 8 a 11 de setembro, das 13h às 19h (somente nos dias úteis), o candidato deverá entregar os documentos comprobatórios em um envelope lacrado na secretaria da Fatec em que se inscreveu para concorrer ao benefício. 

No momento da entrega do envelope, o candidato deverá preencher, assinar e entregar o requerimento de solicitação de isenção/redução da taxa, que será fornecido pela secretaria da Fatec. A resposta à solicitação será divulgada no dia 7 de outubro, exclusivamente pela internet.

Requisitos para isenção

O candidato precisa ter concluído, ou concluir até 2009, o Ensino Médio ou a EJA (Educação de Jovens e Adultos), também conhecida como supletivo, em escola pública (municipal, estadual ou federal) ou em instituição particular com concessão de bolsa de estudo integral. Além disso, é necessário ter renda familiar bruta mensal máxima de R$ 465,00 (por pessoa). Se o candidato for independente, a sua renda bruta máxima deverá ser esse mesmo valor. O interessado deve também residir no Estado de São Paulo.

Documentos necessários

– cópia simples do histórico escolar ou de declaração escolar da instituição de ensino, comprovando que cursou integralmente o Ensino Médio em escolas da rede pública. Em caso de ter cursado o Ensino Médio, parcial ou integralmente, em rede particular, com bolsa de estudo integral, é necessário anexar o documento da escola que comprove a situação.

– Cópia simples do comprovante de rendimento de todos os integrantes que compõem a renda familiar bruta mensal que residam no mesmo endereço do candidato. Os trabalhadores do comércio informal devem fazer uma declaração por escrito especificando seu rendimento mensal, com assinatura de duas testemunhas que não sejam parentes do candidato. O candidato que estiver desempregado deve declarar por escrito essa condição, conforme modelo disponível no site, ou anexar xerocópia das folhas de rosto da carteira profissional e da rescisão de contrato ou similar.

– Cópia simples de comprovante de residência recente ou declaração por escrito da condição de moradia.

Do Centro Paula Souza