Fatecs: Pesquisa mostra forte empregabilidade entre ex-alunos

Mais de 90% de estudantes que se formaram nas Faculdades de Tecnologia atuam no mercado de trabalho

qui, 14/09/2006 - 9h50 | Do Portal do Governo

Mais de 90% de estudantes que se formaram nas Faculdades de Tecnologia (Fatecs) atuam no mercado de trabalho. Esse é um dos dados da pesquisa 2006, da Assessoria de Avaliação Institucional (AAI), do Centro Paula Souza, elaborada com base em informações dos alunos formados em 2004. O resultado mostra que as Fatecs mantêm forte índice de empregabilidade. Apenas 8,2% dos entrevistados disseram não estar trabalhando. Os que não responderam equivalem a 0,2%. A pesquisa mostra, ainda, o comparativo da atuação dos egressos das Fatecs no mercado de trabalho dentro e fora das áreas escolhidas.

Mais de 60%, entre os ex-alunos, e mais da metade, 56,7%, entre os que estão concluindo o curso, atuam nas áreas pretendidas. Os que não trabalham na área específica do curso correspondem a 30,4% dos ex-estudantes e 24,5% dos concluintes. O ingresso e a permanência nas funções também têm apresentado bons resultados para os formados pelas Fatecs. De acordo com o levantamento, 28,1% afirmaram ter conseguido acesso fácil à área escolhida e 47,8% informaram que permanecem na vaga conquistada.

Adaptação ao trabalho

O estudo mostra também que mais de 75% dos egressos não encontraram problemas para se adaptar ao ritmo de trabalho, além de 70% terem sido admitidos com carteira assinada. As empresas que mais contratam são as grandes corporações, com 39,7% da força de trabalho, seguidas do serviço público, com 21,4%, empresas de médio porte, com 17,8%, pequenas empresas, com 10,4%, microempresas, com 9,2%, e propriedades rurais, com 8%. O Centro Paula Souza administra 126 ETEs e 26 Fatecs no Estado. Nas faculdades, mais de 18 mil alunos estão distribuídos em 29 cursos superiores de graduação nas diferentes áreas técnicas.

Da Assessoria de Imprensa do Centro Paula Souza