Fatecs: Pesquisa mostra forte empregabilidade entre ex-alunos

Mais de 90% de estudantes que se formaram nas Faculdades de Tecnologia atuam no mercado de trabalho

qua, 13/09/2006 - 17h56 | Do Portal do Governo

Mais de 90% de estudantes que se formaram nas Faculdades de Tecnologia (Fatecs) atuam no mercado de trabalho. Esse é um dos dados da pesquisa 2006, da Assessoria de Avaliação Institucional (AAI), do Centro Paula Souza, elaborada com base em informações dos alunos formados em 2004. O resultado mostra que as Fatecs mantêm forte índice de empregabilidade. Apenas 8,2% dos entrevistados disseram não estar trabalhando. Os que não responderam equivalem a 0,2%. A pesquisa mostra, ainda, o comparativo da atuação dos egressos das Fatecs no mercado de trabalho dentro e fora das áreas escolhidas.

Mais de 60%, entre os ex-alunos, e mais da metade, 56,7%, entre os que estão concluindo o curso, atuam nas áreas pretendidas. Os que não trabalham na área específica do curso correspondem a 30,4% dos ex-estudantes e 24,5% dos concluintes. O ingresso e a permanência nas funções também têm apresentado bons resultados para os formados pelas Fatecs. De acordo com o levantamento, 28,1% afirmaram ter conseguido acesso fácil à área escolhida e 47,8% informaram que permanecem na vaga conquistada.

Adaptação ao trabalho

O estudo mostra também que mais de 75% dos egressos não encontraram problemas para se adaptar ao ritmo de trabalho, além de 70% terem sido admitidos com carteira assinada. As empresas que mais contratam são as grandes corporações, com 39,7% da força de trabalho, seguidas do serviço público, com 21,4%, empresas de médio porte, com 17,8%, pequenas empresas, com 10,4%, microempresas, com 9,2%, e propriedades rurais, com 8%. O Centro Paula Souza administra 126 ETEs e 26 Fatecs no Estado. Nas faculdades, mais de 18 mil alunos estão distribuídos em 29 cursos superiores de graduação nas diferentes áreas técnicas.

Da Assessoria de Imprensa do Centro Paula Souza

 

(AM)