Fatecs: Mais dez municípios do interior de SP serão beneficiados com novas unidades

Faculdades de Tecnologia de Presidente Prudente, Itaquaquecetuba e Santo André começam a funcionar em fevereiro

ter, 23/01/2007 - 11h01 | Do Portal do Governo

Para este ano está prevista a inauguração de 10 novas Faculdades de Tecnologia (Fatecs). Os municípios contemplados são Araçatuba, Mogi Mirim, São Caetano do Sul, Diadema, Guarulhos, Capão Bonito, Jales, Presidente Prudente, Itaquaquecetuba e Santo André – nestas três últimas unidades, os cursos terão início de fevereiro.

Em relação às outras unidades as datas em que entrarão em funcionamento ainda não estão confirmadas. Também não está definido o número de vagas por cursos.  Em Araçatuba será criado o curso de  Bioenergia (inédito). Na cidade de Mogi Mirim funcionará o curso de Mecânica – Modalidade Projetos de Mecânica. A unidade de São Caetano do Sul receberá o curso de Tecnologia da Informação. No município de Diadema, os estudantes poderão optar pelo curso de Cosmetologia (inédito), com ênfase em Produção. A prefeitura local deverá reformar um prédio para abrigar a nova unidade.  Em Guarulhos, onde a prefeitura também reformará um prédio, o curso previsto é o de Logística com ênfase em transportes. Em Capão Bonito, a faculdade deve ser instalada no prédio da ETE Dr. Celso Charuri. O curso oferecido será o de Silvicultura, também inédito.

Mais vagas

No final do ano passado foram inauguradas sete novas Fatecs.  Com essas unidades em funcionamento, o Governo do Estado ampliou para 480 o número de vagas no interior. A iniciativa permitirá que os jovens, residentes nas localidades contempladas, recebam formação técnica de qualidade em diversos cursos.  Em Carapicuíba, por exemplo, a opção é pelo curso de Logística com ênfase em transportes, enquanto em e Itapetininga funciona o de Tecnologia em agronegócios. Marília ganhou curso de Tecnologia em alimentos e Pindamonhangaba, o de Metalurgia. Em São José dos Campos foi criado o curso de Logística, com destaque em transportes e, em Tatuí e São Bernardo do Campo, o de Eletrônica – automação industrial.

Inscrição gratuita

Alunos que concluíram o ensino médio na rede pública, estudaram com bolsa integral em escola particular ou fizeram supletivo têm direito a inscrição gratuita no processo seletivo. Outro requisito exigido é renda familiar não superior a R$ 390, por pessoa. A isenção da taxa deve ser solicitada por meio de um formulário disponível no site da instituição. Atualmente, são oferecidas 3,3 mil isenções.

Outra novidade são os bônus de 10% na nota do vestibular para os alunos que estudaram em escolas públicas. Anteriormente, o acréscimo era de 8%. Para os afro-descendentes o bônus é de 3% (anteriormente, 2%). Os que se encaixam nas duas situações recebem 13%. A medida começou a valer nos exames de admissão realizados no ano passado. Trata-se do Programa Sistema de Pontuação Acrescida que visa à inclusão social de estudantes das classes menos favorecidas nas escolas administradas pelo Centro Paula Souza.

Em cada processo seletivo, a instituição deverá garantir o mínimo de seis mil isenções aos candidatos sócio-economicamente carentes. A medida foi definida pelo Decreto Estadual no 50.781, de 11 de maio de 2006.

No ano passado, inscreveram-se 28.165 candidatos no vestibular. Destes, 6.564 (23,3%) se autodeclararam afro-descendentes; 20.938 (74,3%) vieram do ensino público e 5.624 (19,7%) encontravam-se nas duas situações. Neste ano, para o primeiro semestre, as 29 unidades receberam 31.605 inscrições. Foram oferecidas 4.170 vagas para os 32 cursos.

Empregabilidade

Pesquisa realizada em 2006 pela Assessoria de Avaliação Institucional (AAI) comprovou que 90% dos estudantes que se formaram nas Faculdades de Tecnologia, estão atuando no mercado de trabalho. O resultado do levantamento demonstrou que as Fatecs mantêm forte índice de empregabilidade. Apenas 8,2% dos entrevistados disseram não estar trabalhando. Os que não responderam equivalem a 0,2%. A pesquisa mostrou ainda, um comparativo da atuação dos egressos das Fatecs no mercado de trabalho, dentro e fora das áreas escolhidas.

Mais de 60%, entre os ex-alunos, e mais da metade, 56,7%, entre os que estão concluindo o curso, atuam nas áreas pretendidas. Os que não trabalham na área específica do curso correspondem a 30,4% dos ex-estudantes e 24,5% dos concluintes. O ingresso e a permanência nas funções também têm apresentado bons resultados para os formados na instituição. De acordo com a pesquisa, 28,1% afirmaram ter conseguido acesso fácil à área escolhida e 47,8% informaram que permanecem na vaga conquistada.

O estudo mostra também que mais de 75% dos egressos não encontraram problemas para se adaptar ao ritmo de trabalho, além de 70% terem sido admitidos com carteira assinada. As empresas que mais contratam são as grandes corporações, com 39,7% da força de trabalho, seguidas do serviço público, com 21,4%, empresas de médio porte, com 17,8%, pequenas empresas, com 10,4%, microempresas, com 9,2%, e propriedades rurais, com 8%.

Da Agência Imprensa Oficial