Fatecs e Etecs registram alto índice de emprego

70% dos alunos foram admitidos com carteira assinada e mais de 60% atuam nas áreas que pretendiam

ter, 14/08/2007 - 11h55 | Do Portal do Governo

Com 92% de egressos atuando no mercado de trabalho, as Fatecs mantêm forte índice de empregabilidade. Os dados são da pesquisa de 2006 da Assessoria de Avaliação Institucional (AAI) do Centro Paula Souza, elaborada com informações dos alunos formados em 2004.

A levantamento mostra que 70% dos egressos foram admitidos com carteira assinada e que mais de 60% deles estão atuando nas áreas que pretendiam. As empresas que mais contratam são as grandes corporações (com 39,7% da força de trabalho), seguidas do serviço público (21,4%), empresas de médio porte (17,8%), pequenas empresas (10,4%), microempresas (9,2%) e propriedades rurais (8%).

Em relação às Etecs, a mesma pesquisa realizada pela AAI, com alunos formados em 2004, revela que 73,9% deles estão empregados. Esse dado representa crescimento de 17,3% em relação ao índice de empregabilidade dos formados no ano anterior. O setor que mais emprega é o industrial (30%), seguido pelo de serviços (18,8%), comércio (15,6%), informática (5,4%), educação (4,2%), construção civil (3,8%), saúde (5,4%) e agropecuário (4,4%).

O estudo revela que 68,1% dos egressos trabalham com carteira assinada e mais de 42% permanecem no emprego conquistado após a formatura. Outra constatação é que 78,6% dos entrevistados não encontraram dificuldade para desempenhar suas funções. As empresas que mais contratam são as grandes corporações (com 28,5% da força de trabalho), depois as microempresas (com 19%), empresas de médio porte (18,7%), pequenas empresas (16,6%), serviço público (15,2%) e propriedades rurais (2%).  

Enem – Para ingressar numa Etec ou Fatec, o candidato conta com Sistema de Pontuação Acrescida, que concede bônus de 10% a oriundos da rede pública de ensino e de 3% para os afro-descendentes. Porventura o estudante esteja nas duas situações, recebe 13% de bônus. A declaração, em ambos os caos, deve ser feita no ato da matrícula.

As Etecs apresentaram, pelo segundo ano consecutivo, bom desempenho no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem). No Brasil, entre as 20 melhores escolas públicas, excluindo as federais, 14 pertencem ao Paula Souza. No Estado, oito unidades ficaram entre as dez melhores instituições públicas estaduais. As Etecs obtiveram ainda o primeiro lugar em 59 dos 71 municípios em que foram avaliadas.

Levantamento realizado em 2006 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC) mostra que a Etec de São Paulo conquistou o 10º lugar entre as escolas públicas de todo o País e o 8º lugar entre todas as escolas (públicas e particulares) da capital. 

Diferencial no mercado de trabalho

Tiago Felipe Martins Camargo, 22 anos, formou-se no final de 2006 em Tecnologia Mecânica – Projetos, pela Fatec de Sorocaba. Há três meses trabalhando numa empresa de grande porte de Sorocaba, diz que a formação oferecida pela faculdade “não só fez como faz a diferença no mercado de trabalho”. Isso, segundo ele, não é tanto pelo que se aprende em sala de aula, mas porque os professores estimulam o aluno a ter um senso investigativo, a buscar soluções, mesmo quando elas estão além do seu conhecimento geral.

O jovem – que estudou até a 8ª série em escola pública e o ensino médio em escola particular com bolsa – escolheu o curso, entre outras razões, porque a faculdade é referência na cidade e o curso, gratuito. “Quem se forma na Fatec dá um passo muito grande na vida”, avalia o rapaz. Isso ocorre, segundo ele, porque o profissional da instituição é bem reconhecido no mercado, conseguindo patamar socioeconômico acima da média do brasileiro.

Atualmente designer gráfico da revista Boa Forma, Kafeja Cavalcante, 27 anos, começou na área por meio do curso técnico de Desenho de Comunicação, concluído numa Etec da capital em 1998. O rapaz, que posteriormente se graduou em Desenho Industrial, considera que o curso do Paula Souza lhe abriu caminhos – “não só profissionais, mas também para o meu desenvolvimento pessoal”, observa.

André Ribeiro da Silva, 22 anos, cursa o 4º semestre de Tecnologia em Alimentos na Fatec de Marília. “Comecei a fazer o curso porque o mercado exigiu”, conta o rapaz que há dois anos atua na área de Controle de Qualidade de uma indústria de confeitos da cidade. O fato de já trabalhar tem permitido que coloque em prática todo o conhecimento adquirido na faculdade. A escolha da Fatec ocorreu, entre outros motivos, por ser uma faculdade estadual renomada.