Fatecs e Etecs formam profissionais que mercado procura

Segundo pesquisa do IBGE, quanto mais qualificação mais sucesso na busca por um emprego

sex, 29/01/2010 - 15h04 | Do Portal do Governo

O mercado de trabalho brasileiro está se recuperando de forma bastante rápida após a crise do ano passado, segundo o IBEG, principalmente em setores da economia como a construção civil, saúde, tecnologia da informação. E quanto mais qualificação tem o profissional, mais sucesso ele obtém na busca por um emprego.

A expectativa do setor de construção civil é abrir pelo menos 200 mil novas vagas no mercado em 2010. E a demanda é por profissionais especializados como engenheiros e operadores de máquinas de última geração. Segundo o IBGE, o salário de pessoas com nível superior teve uma valorização de 36,5% nos últimos sete anos. O que ratifica o interesse dos empregadores em mão-de-obra qualificada. Outras áreas que também tem alta procura por profissionais do tipo são Saúde, Agronegócio, Tecnologia da Informação e Bebidas.

O Governo de São Paulo, preocupado em dar essas condições ao cidadão, tem investido bastante nas Faculdades de Tecnologia (Fatecs) e nas Escolas Técnicas (Etecs). Tanto que o próprio governador José Serra já afirmou que o Plano de Expansão do Ensino Profissional é uma das prioridades de sua gestão. O plano é aumentar o número de matrículas em mais 100 mil no Ensino Técnico e mais 40 mil no Ensino Médio, nas Etecs. Para o Ensino Tecnológico, pretende dobrar o número de Fatecs, passando de 26 para 52 unidades.

Etecs

Centro Paula Souza administra 173 Etecs no Estado, que oferecem Ensino Médio e 101 cursos técnicos/habilitações profissionais para mais de 150 mil alunos matriculados. Só em 2009, foram implantadas 16 novas Etecs, sendo 11 no interior e cinco na capital. A cada cinco formandos das Etecs, quatro já estão trabalhando desde o primeiro ano do curso, o que mostra a qualidade do profissional que vai para o mercado de trabalho.

Voltado para a vocação regional, o Centro Paula Souza, ao definir a oferta dos cursos e a criação de novas unidades, tem se preocupado em atender às demandas locais e contribuir para a inserção dos alunos no mercado de trabalho, para geração de renda e para o desenvolvimento econômico e social nas diversas regiões do Estado. Assim, em parcerias com prefeituras, lideranças empresariais e instituições locais, cria seus cursos de acordo com o setor produtivo que movimenta a economia dessas áreas.

Dentre vários cursos nesse sentido, podem ser citados o de Análise e Produção de Açúcar e Álcool nas Etecs de Araçatuba e Adamantina; Desenho de Produtos e de Gestão da Produção nas áreas de Enxovais e Decoração de Ibitinga; Música, Museu e Dança na Etec das Artes (São Paulo); Mecânica, Manutenção Automotiva e Automação Industrial, que atendem às necessidades do pólo de montadoras do ABC (Etec Jorge Street, em São Caetano do Sul).

Fatecs

O mesmo tipo de preocupação, tanto em oferecer possibilidades de qualificação profissional como de disponibilizar cursos que atendam às demandas regionais de empregos, acontece com as Faculdades de Tecnologia.

Em São José dos Campos, por exemplo, município voltado à indústria aeronáutica, a Fatec oferece os cursos de Sistemas Aeronáuticos, Manufatura e Sistemas Aeronáuticos, Mecânica e Manutenção. O curso de Bioenergia Sucroalcooleira – elaborado em parceria com a UNESP de Jaboticabal, a ESALQ de Piracicaba e associações representativas do setor – é oferecido em Araçatuba, Jaboticabal e Piracicaba.  Em Marília, a capital do alimento, foi implantado o curso superior de Alimentos. Em Pindamonhangaba, região de grandes indústrias na área metalúrgica, há o curso superior de Metalurgia.

O secretário de Desenvolvimento Geraldo Alckmin falou com internautas sobre as Fatecs e as Etecs no SPChat do dia 28 de janeiro. Confira aqui.

Do Portal do Governo do Estado