Fatecs de SP sediam um dos maiores eventos gratuitos de criação de games do mundo

Unidades de Carapicuíba e São Caetano do Sul recebem o Global Game Jam, em versão online, entre os dias 30 de janeiro e 5 de fevereiro;

seg, 30/01/2023 - 14h00 | Do Portal do Governo

Capacitar indivíduos em todo o mundo a aprender, experimentar e criar juntos por meio de jogos eletrônicos de maneira segura e em um ambiente acolhedor é a principal missão do Global Game Jam (GGJ), um dos maiores eventos de criação do segmento no mundo. A edição de 2023 será sediada pelas Faculdades de Tecnologia do Estado (Fatec) Carapicuíba e São Caetano, entre 30 de janeiro e 5 de fevereiro, em formato 100% online e gratuito. O evento ocorre, simultaneamente, em diversos países, com o tema Roots – raízes, em inglês.

A participação é aberta ao público apaixonado por games, além dos estudantes e professores de todas as unidades do Centro Paula Souza. As inscrições gratuitas podem ser feitas pelo site oficial de cada uma das Fatecs participantes até o dia 5 de fevereiro.

“A Fatec de Carapicuíba tem o histórico de desenvolvimento de jogos com a temática da inclusão. Para 2023, esperamos uma produção de jogos mais inclusivos e com mais participantes que a edição do ano passado”, explica Carlos Alberto Paiva, coordenador do curso de jogos e organizador do GGJ na Fatec Carapicuíba.

Quem se interessa pelo desenvolvimento de jogos pode se beneficiar de várias maneiras ao participar de uma game jam. O coordenador do curso de Jogos Digitais da Fatec São Caetano do Sul e organizador do GGJ na unidade, Alan Carvalho, cita exemplos desses benefícios. “Quem participa desenvolve habilidades como trabalhar em equipe, lidar com prazos, exercitar a criatividade, gerenciar recursos e definir o escopo de um projeto. É uma forma divertida e dinâmica de experimentar conceitos e colocar ideias em prática, terminando com um jogo desenvolvido, o que ajuda a fortalecer o portfólio.”

Cabe ressaltar que a Global Game Jam não é uma competição, mas uma game jam colaborativa, sendo inclusive possível que as pessoas participem em mais de uma equipe ou até mesmo em mais de uma sede.

“Desde que iniciei o curso de jogos digitais na Fatec Carapicuíba sempre fomos incentivados a participar de game jams para conhecer novas pessoas do meio e colocar em prática nossa criatividade para criar um game com o tema do ano. Sempre chegamos a ideias bem inusitadas que não alcançaríamos em circunstâncias do cotidiano. A GGJ foi de fato uma experiência inesquecível. Espero que neste ano tenha outra experiência incrível”, afirma Tabata Teixeira Grigaitis, aluna do curso superior de Tecnologia em Jogos Digitais da Fatec Carapicuíba.

Números das edições anteriores do Global Game Jam:

Em 2020, 934 locais, em 118 países, participaram do evento, o que foi considerado um recorde. Como resultado, mais de 9.600 jogos foram criados em apenas um fim de semana;

No ano seguinte, 2021, mesmo em versão 100% online devido à pandemia da Covid-19, 585 locais virtuais participaram distribuídos em 104 países, que desenvolveram 6.383 jogos;

Em 2022, mais de 33.000 jammers foram registrados em 681 sites, em 100 países.

Critérios para participação

A participação é aberta para todos interessados em criação de games, maiores de 18 anos, e pode ser ocorrer individualmente ou em equipe. Designers, artistas, desenvolvedores, roteiristas, animadores, modeladores e outros profissionais também podem se inscrever. Menores de 18 anos podem participar, desde que tenham autorização de pais ou responsáveis.