Fatecs: aplicativo criado por aluno facilita a vida acadêmica de colegas

Projeto de Bruno Eleodoro, estudante da Fatec Americana, permite o acesso de informações escolares pelo telefone celular

ter, 08/01/2019 - 17h09 | Do Portal do Governo

Um estudante da unidade de Americana da Faculdade de Tecnologia do Estado desenvolveu um aplicativo que oferece acesso a informações sobre o cotidiano escolar das Fatecs, como horários das aulas, notas, faltas, fórmulas para cálculos das médias e disciplinas. Desenvolvido por Bruno Eleodoro, da graduação tecnológica de Segurança da Informação, o Fatec Pocket possui interface objetiva e de uso fácil uso para ajudar no dia a dia de calouros e veteranos.

Vale destacar que o jovem investiu no projeto um ano após receber um feedback positivo dos usuários do aplicativo Fatec Americana, elaborado especificamente para a unidade. O canal oficial para que estudantes acessem informações disponibilizadas pelas faculdades é o site do Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (SIGA).

Inovações

A alternativa de Bruno Eleodoro utiliza os mesmos dados, mas com as inovações e vantagens de ser adaptado para dispositivos móveis e não necessitar do acesso à internet. O sistema apresenta funcionalidades adicionais, como a aba “Fatos Fatec”, que permite aos estudantes de outras unidades compartilharem informações de suas faculdades.

Já a opção “Fotos da Aula” reúne imagens que os alunos tiram da lousa e as direciona somente para os estudantes matriculados naquela disciplina. “As dificuldades que eu tinha como aluno são as mesmas de outros jovens. Atualmente, temos aproximadamente 750 usuários de todas as Fatecs do Estado”, ressalta o estudante.

“Trabalhar o trinômio ensino, pesquisa e extensão é um princípio do Centro Paula Souza. O aplicativo leva a socialização do conhecimento à comunidade acadêmica, com um produto livre e aplicado à sociedade”, salienta o diretor da Fatec Americana, Rafael Ferreira Alves.

Usuários

A unidade possui 2,5 mil alunos e 120 professores, que lecionam em sete cursos de graduação. Em dois meses, o app atingiu a mesma quantidade de usuários que o Fatec Americana obteve em um ano. Os usuários são alunos de diversas localidades de São Paulo, como Campinas, Indaiatuba e Americana.

No momento, o desenvolvedor trabalha em atualizações e pretende lançar em breve uma versão para IOS. O Fatec Pocket está disponível gratuitamente para download na loja de aplicativos Play Store.

Autarquia do Governo do Estado de São Paulo, o Centro Paula Souza administra as Fatecs e as Escolas Técnicas (Etecs) estaduais, além das classes descentralizadas, em cerca de 300 municípios paulistas. É importante frisar que as Fatecs atendem mais de 83 mil alunos nos cursos de graduação tecnológica.