Fatecs abrem inscrições para isenção e redução da taxa do Vestibular

Pedidos podem ser feitos a partir de quarta-feira, 27

seg, 25/08/2008 - 15h29 | Do Portal do Governo

Começam nesta quarta-feira, 27, as inscrições para isenção e redução de 50% na taxa de inscrição para o Vestibular das Faculdades de Tecnologia (Fatecs) para o 1º semestre de 2009.  Serão oferecidas seis mil isenções.

Os candidatos podem pleitear os dois benefícios, desde que atendam aos requisitos determinados para esta finalidade. Neste caso, devem efetuar duas inscrições.

A inscrição será de 27 de agosto a 10 de setembro. No último dia, o prazo vai até as 14 horas. Os interessados deverão preencher o formulário específico que estará disponibilizado no site www.vestibularfatec.com.br. Após o preenchimento deste formulário, é preciso guardar o número do protocolo.

De 4 a 10 de setembro, das 13 às 19 horas, o candidato deverá entregar os documentos comprobatórios, relacionados abaixo, em um envelope lacrado, na secretaria da Fatec em que se inscreveu para concorrer ao benefício.

No momento da entrega do envelope, o candidato precisa preencher, assinar e entregar o requerimento de solicitação de isenção/redução da taxa, que será fornecido pela secretaria da Fatec. A resposta à solicitação será divulgada no dia 6 de outubro, somente pela internet.

Requisitos para isenção

O candidato precisa ter concluído integralmente o Ensino Médio em instituição pública ou em instituição particular com concessão de bolsa de estudo integral, ou ter cursado a Educação de Jovens e Adultos (supletivo). Além disso, é necessário ter renda familiar bruta mensal igual ou inferior a R$ 450 (por pessoa) e residir no Estado de São Paulo.

Documentos necessários

A – cópia simples do histórico escolar com as informações da 1ª à 3ª série do Ensino Médio ou declaração de instituição de ensino comprovando a escolaridade. Em caso de ter cursado o Ensino Médio em rede particular, com bolsa de estudo integral, é necessário anexar o documento da escola que comprove a situação.

B – Cópia simples do contracheque (recibo, hollerith etc) ou declaração por escrito dos rendimentos mensais para autônomos ou trabalhadores do comércio informal de todos os integrantes que compõem a renda familiar bruta mensal. O candidato que estiver desempregado deve declarar por escrito essa condição.

C – Cópia simples de comprovante de residência recente ou declaração por escrito da condição de moradia.

Distribuição das isenções

 Fatec

Quantidade disponível

Fatec

Quantidade disponível

Americana

150

Marília

130

Araçatuba

50

Mauá

110

Baixada Santista (Santos)

250

Mococa

40

Bauru

40

Mogi as Cruzes

50

Botucatu

70

Mogi Mirim

40

Bragança Paulista

50

Ourinhos

80

Capão Bonito

40

Pindamonhangaba

50

Carapicuiba

290

Piracicaba

40

Catanduva

50

Praia Grande

110

Cruzeiro

40

Presidente Prudente

60

Franca

40

Santo André

50

Garça

40

São Bernardo do Campo                                   

110

Guaratinguetá

200

São Caetano do Sul

80

Guarulhos

150

São José do Rio Preto

100

Indaiatuba

80

São José dos Campos

140

Itapetininga

70

São Paulo

1.500

Itaquaquecetuba

130

Sertãozinho

40

Itu

40

Sorocaba

350

Jaboticabal

60

Taquaritinga

190

Jahu

70

Tatuí

60

Jales

40

Zona Leste (São Paulo)

400

Jundiaí

130

Zona Sul (São Paulo)

150

Lins

40

 

 

 

Requisitos para redução da taxa

É preciso ser estudante regularmente matriculado na 3ª série do Ensino Médio, em curso pré-vestibular ou em curso superior de graduação ou de pós-graduação. O interessado deve, também, ter uma remuneração mensal inferior a dois salários mínimos ou estar desempregado.

Documentos necessários

A – Cópia simples de certidão ou declaração expedida por instituição de ensino, em papel timbrado, assinada e com carimbo do responsável, que comprove sua condição estudantil.

B – Cópia simples do contracheque (recibo, hollerith etc) ou declaração por escrito dos rendimentos mensais para autônomos ou trabalhadores do comércio informal, especificando a remuneração mensal inferior a dois salários mínimos. Quem estiver desempregado deve declarar sua condição por escrito, conforme modelo disponibilizado no site www.vestibularfatec.com.br

Inscrições para o Vestibular – 1º semestre de 2009

Entre os dias 6 e 20 de outubro, o candidato que receber um dos benefícios deve fazer sua inscrição para o processo seletivo das Fatecs, exclusivamente pela internet, no site www.vestibularfatec.com.br. O Manual do Candidato também estará disponível neste site.

O candidato isento do pagamento da taxa deve efetuar sua inscrição para a Fatec na qual obteve a isenção, em um único curso de graduação, no período oferecido pela unidade de ensino. O beneficiado com a redução pode fazer a inscrição na Fatec de sua escolha.

O valor da taxa de inscrição para o Vestibular é R$ 70.

Centro Paula Souza

(C.C.)