Fatecs abrem inscrições para isenção de taxa do vestibular

Serão oferecidas seis mil isenções

ter, 26/08/2008 - 14h49 | Do Portal do Governo

Começam no dia 27 de agosto as inscrições para isenção e redução de 50% na taxa de inscrição para o Vestibular das Faculdades de Tecnologia (Fatecs) para o 1º semestre de 2009.  Serão oferecidas seis mil isenções.

Os candidatos podem pleitear os dois benefícios, desde que atendam aos requisitos determinados para esta finalidade. Neste caso, devem efetuar duas inscrições. A inscrição será de 27 de agosto a 10 de setembro.

No último dia, o prazo vai até as 14 horas. Os interessados deverão preencher o formulário específico que estará isponibilizado no site www.vestibularfatec.com.br.  Após o preenchimento deste formulário, é preciso guardar o número do protocolo.

De 4 a 10 de setembro, das 13 às 19 horas, o candidato deverá entregar os documentos comprobatórios, relacionados abaixo, em um envelope lacrado, na secretaria da Fatec em que se inscreveu para concorrer ao enefício. No momento da entrega do envelope, o candidato precisa preencher, assinar e entregar o requerimento de solicitação de isenção/redução da taxa, que será fornecido pela secretaria da Fatec. A resposta à solicitação será divulgada no dia 6 de outubro, somente pela internet.

Requisitos para isenção

O candidato precisa ter concluído integralmente o Ensino Médio em instituição pública ou em instituição particular com concessão de bolsa de estudo integral, ou ter cursado a Educação de Jovens e Adultos (supletivo).

Além disso, é necessário ter renda familiar bruta mensal igual ou inferior a R$ 450 (por pessoa) e residir no Estado de São Paulo.

Documentos necessários

– Cópia simples do histórico escolar com as informações da 1ª à 3ª série do Ensino Médio ou declaração de instituição de ensino comprovando a escolaridade. Em caso de ter cursado o Ensino Médio em rede particular, com bolsa de estudo integral, é necessário anexar o documento da escola que comprove a situação.

– Cópia simples do contracheque (recibo, hollerith etc) ou declaração por escrito dos rendimentos mensais para autônomos ou trabalhadores do comércio informal de todos os integrantes que compõem a renda familiar bruta mensal.

O candidato que estiver desempregado deve declarar por escrito essa condição.

– Cópia simples de comprovante de residência recente ou declaração por escrito da condição de moradia.

Distribuição das isenções

Americana  – 150

Marília – 130

Araçatuba – 50

Mauá – 110

Baixada Santista (Santos) – 250

Mococa – 40

Bauru – 40

Mogi as Cruzes – 50

Botucatu – 70

Mogi Mirim – 40

Bragança Paulista – 50

Ourinhos – 80

Capão Bonito – 40

Pindamonhangaba – 50

Carapicuiba – 290

Piracicaba – 40

Catanduva – 50

Praia Grande – 110

Cruzeiro – 40

Presidente Prudente – 60

Franca – 40

Santo André – 50

Garça – 40

São Bernardo do Campo – 110

Guaratinguetá – 200

São Caetano do Sul – 80

Guarulhos – 150

São José do Rio Preto – 100

Indaiatuba – 80

São José dos Campos – 140

Itapetininga – 70

São Paulo – 1.500

Itaquaquecetuba – 130

Sertãozinho – 40

Itu – 40

Sorocaba – 350

Jaboticabal – 60

Taquaritinga – 190

Jau – 70

Tatuí – 60

Jales – 40

Zona Leste (São Paulo) – 400

Jundiaí – 130

Zona Sul (São Paulo) – 150

Lins – 40

Requisitos para redução da taxa

É preciso ser estudante regularmente matriculado na 3ª série do Ensino édio, em curso pré-vestibular ou em curso superior de graduação ou de  pós-graduação. O interessado deve, também, ter uma remuneração mensal inferior a dois salários mínimos ou estar desempregado.

Documentos necessários

– Cópia simples de certidão ou declaração expedida por instituição de  ensino, em papel timbrado, assinada e com carimbo do responsável, que comprove sua condição estudantil.

-Cópia simples do contracheque (recibo, hollerith etc) ou declaração por escrito dos rendimentos mensais para autônomos ou trabalhadores do comércio informal, especificando a remuneração mensal inferior a dois salários mínimos. Quem estiver desempregado deve declarar sua condição por escrito, conforme modelo disponibilizado no site www.vestibularfatec.com.br.

Vestibular – 1º semestre de 2009

Entre os dias 6 e 20 de outubro, o candidato que receber um dos benefícios deve fazer sua inscrição para o processo seletivo das Fatecs, exclusivamente pela internet, no site www.vestibularfatec.com.br

O Manual do Candidato também estará disponível neste site. O candidato isento do pagamento da taxa deve efetuar sua inscrição para a Fatec na qual obteve a isenção, em um único curso de graduação, no período oferecido pela unidade de ensino.

O beneficiado com a redução pode fazer a inscrição na Fatec de sua escolha. O valor da taxa de inscrição para o Vestibular é R$ 70.

Do Centro Paula Souza