Fatec: São José do Rio Preto recebe palestra “Educação Para o Século XXI”

Realidade do século caracterizada pelo aumento significativo da informação é um dos temas

qui, 03/08/2006 - 22h07 | Do Portal do Governo

Nesta sexta-feira, 4/8, a partir das 8h30 a Faculdade de Tecnologia (Fatec) de São José do Rio Preto irá oferecer a palestra “Educação Para o Século XXI – Ensino por Competências e Aprendizado Baseado em Problemas”, ministrada por Antônio Carlos Bragança, professor da Fatec São Paulo.

O principal assunto do encontro será a realidade presente no início deste século, caracterizada pelo aumento significativo da informação e da alta velocidade dos sistemas de comunicação.

O professor Bragança apresentará de forma sistêmica a construção de um currículo por competências, seus conceitos teóricos básicos, seus princípios pedagógicos, bem como a metodologia do processo de avaliação das competências, baseado no novo Catálogo Nacional dos Cursos de Tecnologia instituído pelo MEC.

Às 13h30, o professor tratará do tema “Sistema Paulista de Parques Tecnológicos – O Salto Tecnológico da Criatividade à Inovação”. O assunto engloba a economia criativa como uma realidade internacional, visando proporcionar saltos qualitativos para o desenvolvimento social.

Serão apresentados indicadores da renda per capita de alguns países e comparativos com indicadores brasileiros. O evento estará aberto a toda comunidade, em especial para o poder público e associações interessadas. Fechando o ciclo de apresentações, Bragança fala às 19 horas, sobre “O papel do tecnólogo na inovação tecnológica”, para os alunos e professores da instituição.

Serviço
A Fatec de São José do Rio Preto fica na rua Fernandópolis, 2510, Eldorado. Informações no telefone (17) 3219-1433.
Do site do Centro Paula Souza