Fatec Pindamonhangaba aumentará número de alunos

A Fatec de Pindamonhangaba promove o curso superior de tecnologia em Metalurgia

qua, 20/08/2008 - 13h10 | Do Portal do Governo

Os alunos da Faculdade de Tecnologia (Fatec) de Pindamonhangaba retomaram as aulas neste segundo semestre em um novo câmpus. O Estado aplicou R$ 1,8 milhão em obras na unidade, que recebeu investimentos também de empresas parceiras e da prefeitura local. Antes da inauguração, a Fatec funcionava no prédio da Escola Técnica (Etec) João Gomes de Araújo.

A nova construção tem quatro blocos. Três deles foram reformados e adaptados, por meio de parceria entre o município e o governo estadual, que investiu também em mobiliário e equipamentos. Atualmente, a faculdade tem 240 alunos, e as obras possibilitarão o aumento desse número. De acordo com a diretora superintendente do Centro Paula Souza, professora Laura Laganá, o plano de expansão da unidade prevê 960 vagas em três turnos.

A Fatec de Pindamonhangaba promove o curso superior de tecnologia em Metalurgia, criado com o objetivo de atender à demanda do parque industrial siderúrgico e metalúrgico da região, onde estão localizadas grandes empresas, como Villares e Novelis. No processo seletivo para o segundo semestre deste ano, 247 candidatos se inscreveram para concorrer às 40 vagas oferecidas no período noturno (média de 6,1 candidatos por vaga).

A professora Laura afirma que a faculdade terá mais um curso ligado à manutenção de equipamentos. “As empresas do Parque Metal, de Pindamonhangaba, participaram da elaboração da grade curricular, sobretudo porque grande parte de seus funcionários estuda nesta unidade”, informa.

O município de Pindamonhangaba integra a Região Administrativa de São José dos Campos, que dispõe de outras três Fatecs, nas cidades de Cruzeiro, Guaratinguetá e São José dos Campos. A partir de 2009, os municípios de São Sebastião e Taubaté, que integram o plano de expansão para o ensino profissional, também terão Fatecs.

Da Agência Imprensa Oficial

(M.C.)