Fatec Jahu desenvolve minisubmarino

Equipamento capta imagens submersas e ajuda na vistoria de obras como pontes e barragens

ter, 22/09/2009 - 17h31 | Do Portal do Governo

Um grupo de professores pesquisadores da Faculdade de Tecnologia de Jaú (Fatec Jahu) projetou um equipamento que capta imagens submersas e as envia em tempo real para um monitor na superfície, permitindo inclusive a gravação do registro. Trata-se do Veículo Submersível Não Tripulado (VSNT), um submarino operado a distância, ideal para inspeção de obras civis submersas, como pilares de pontes e cabos submersos.

O protótipo atual, Jaú IV, é feito de poliamida P12 – enquanto os outros três eram de fibra de vidro. “Por ser menor, o Jaú IV facilita o transporte para os locais de inspeção”, comenta o professor Luiz Alberto Sorani, responsável pelo projeto. A nova versão se caracteriza pelo tamanho compacto (55 cm de comprimento) em relação às precursoras (o Jaú II mede 2,66 m de comprimento). Quatro modelos foram elaborados desde 1995.

O equipamento, que conta com sistema de captação de imagens, também pode receber acessórios como sensores, garras e coletores. O equipamento pode ser bastante útil para empresas concessionárias de rodovias, ferrovias, energia e navegação, portos, terminais fluviais e marítimos. O submersível também pode apoiar pesquisas ambientais, verificando, por exemplo, as condições do leito de rios.

Do Centro Paula Souza