Fatec ganha novo laboratório de Mecânica e Mecatrônica

Equipamentos simulam processo de produção de grandes indústrias, permitindo ao aluno contato com a realidade do mercado

qua, 14/04/2010 - 12h30 | Do Portal do Governo

A Faculdade de Tecnologia (Fatec) São Paulo, no Bom Retiro, ganhou um novo laboratório de automação e controle de processos para as áreas de Mecânica e Mecatrônica. A Festo, empresa de origem alemã líder mundial no segmento de automação industrial reformou o espaço físico e doou parte dos equipamentos – uma bancada de controle de processos e um robô móvel. As demais máquinas foram adquiridas pelo Centro Paula Souza – quatro bancadas de controle de processos e o sistema de treinamento de robótica aplicada à manufatura integrada.

A aula inaugural, ministrada pelo professor José Coquetto foi realizada na na segunda-feira, 12, com as presenças da diretora da Fatec, Luciana Kassab; da chefe do departamento de Mecânica da faculdade, Maria da Graça Marcatto; e do diretor da Didactic (braço institucional da Festo no Brasil), Mario Borin; além de professores, servidores e alunos da Fatec. “Essa parceria foi fundamental para a Fatec São Paulo adquirir tecnologia de ponta para seus cursos de Mecânica e Mecatrônica”, comemorou Luciana Kassab.

De acordo com a professora Maria da Graça, o laboratório será utilizado por cerca de dois mil estudantes dos cursos de Mecânica e Mecânica de Precisão. “Os equipamentos simulam diversas situações que ocorrem no processo de produção de grandes indústrias, permitindo ao aluno o contato com a realidade do mercado”, afirmou.

“Possibilitar aos estudantes acesso às tecnologias aplicadas na indústria é a chave para garantir que os profissionais do futuro estejam cada vez mais qualificados e prontos para o mercado de trabalho”, disse Borin.

A implantação do laboratório faz parte do processo permanente de modernização e atualização dos equipamentos e instalações das unidades do Centro Paula Souza.

Do Centro Paula Souza