Fatec de Sorocaba está entre as melhores do Brasil

Faculdade ficou em 13º lugar entre as de ensino superior no Estado de São Paulo

qui, 03/09/2009 - 16h00 | Do Portal do Governo

A Fatec de Sorocaba ficou entre as melhores do Brasil na avaliação do ensino superior divulgada, nesta semana, pelo Ministério da Educação (MEC). O curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas conquistou a 25ª melhor nota em um ranking que avaliou 2.001 instituições em todo o País. No Estado de São Paulo, a faculdade ficou em 13º lugar.

Com 347 pontos, a Fatec de Sorocaba obteve conceito 4, em uma escala de 1 a 5. O curso de Análise de Sistemas e Tecnologia da Informação da Fatec de Indaiatuba também recebeu conceito 4.  Receberam conceito 3 as Fatecs Americana, Baixada Santista, Ourinhos, São Paulo e Taquaritinga.

“São poucas as faculdades bem colocadas cujo principal tipo de curso oferecido é o tecnológico e não o bacharelado tradicional”, afirma Angelo Luiz Cortelazzo, da Coordenadoria de Ensino Superior de Graduação (Cesu) do Centro Paula Souza.

Esta foi a primeira vez que as Fatecs participaram da avaliação, realizada pelo MEC em 2008. Neste ano, sete unidades foram avaliadas. Outras Fatecs deverão participar da próxima avaliação, que incluirá cursos na área de gestão empresarial.

A avaliação do MEC é feita com base em um indicador chamado Índice Geral de Cursos (IGC), que considera o desempenho dos universitários no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), a qualificação dos professores (número de doutores) e a nota da pós-graduação, entre outros fatores. O índice é utilizado para definir quais instituições devem sofrer fiscalização mais rigorosa ou restrições para a abertura de vagas.

Do Centro Paula Souza