Farmácias do Metrô ganham 7 novos medicamentos

Remédios para saúde mental serão distribuídos de graça em 20 unidades da Farmácia Dose Certa

seg, 21/01/2008 - 9h32 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Saúde vai entregar, a partir desta segunda-feira, 21, sete novos medicamentos nas Farmácias Dose Certa, na capital paulista. A distribuição será gratuita em 20 unidades, situadas em locais de fácil acesso e grande circulação, como estações de metrô, trem e centros de saúde.

Com essa ampliação, a quantidade de itens nas farmácias passa de 59 para 66. Em dezembro essas unidades passaram a entregar outros 14 tipos de medicamentos.

Todos os novos remédios são destinados à saúde mental da população. Para retirá-los é necessário apresentar receita médica emitida pela rede pública de saúde, contendo o nome do princípio ativo do medicamento. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Os remédios disponíveis serão: Amitriptilina Cloridrato 25mg Comprimido, Carbonato de Lítio 300 mg Comprimido, Clorpromazina 100mg Comprimido, Sertralina 50mg Comprimido, Fluoxetina Cloridrato 20mg Comprimido, Nortriptilina 25 mg Comprimido, Haloperidol 5mg Comprimido.

Além desses produtos as Farmácias Dose Certa distribuem medicamentos básicos como analgésicos, antitérmicos, antiinflamatórios, xaropes e pomadas, que combatem cerca de 80% das doenças mais comuns. Desde agosto do ano passado, essas unidades também estão entregando anticoncepcionais e pílulas do dia seguinte.

“Estamos ampliando gradativamente o acesso dos paulistanos a medicamentos, sempre de forma gratuita. Os remédios disponíveis nas unidades da Farmácia Dose Certa resolvem mais de 80% das doenças básicas mais comuns”, afirma o secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata.

Remédio de graça em números

Durante o ano passado, as Farmácias Dose Certa da capital paulista distribuíram gratuitamente mais de 21 milhões unidades farmacêuticas à população paulistana. As unidades com maior movimento foram a do Hospital das Clínicas, com mais de 44 mil receitas atendidas, seguido pela unidade de Pedreira, com 41 mil, e a do Ambulatório de Especialidades “Dr. Geraldo Paulo Bourroul”, com 26 mil receitas.

Os remédios que tiveram maior procura nas farmácias Dose Certa foram: Captopril 25mg Comprimido, Hidroclorotiazida 25mg Comprimido, Propranolol 40mg Comprimido e Diclofenaco Comprimido 50mg.

Unidades da Farmácia Dose Certa

Estações de Metrô

Ana Rosa – Rua Domingos de Moraes, 505

Barra Funda – Rua Bento Teobaldo Ferraz, s/n

Brás – Rua Domingos Paiva, S/Nº

Carrão – Av. Alcântara Machado, S/Nº

Clínicas – Av. Dr. Arnaldo, 555

Itaquera – Av. Projetada, 1900

Santana – Av. Cruzeiro do Sul, 3173

Saúde – Av. Jabaquara, 1634

Sé – Praça da Sé, S/N

Tucuruvi – Dr. Antônio Maria de Laet, 100

Vila Mariana – Av. Prof. Noé Azevedo,106

Estações da CPTM

Santo Amaro – Av. Nações Unidas, S/Nº Jardim Promissão

Guaianases – Av. Salvador Gianetti, S/Nº

Piqueri – Rua José Peres Campelo, S/Nº

Perus – Av. Dr. Silvio de Campos, S/Nº

Terminal da EMTU

São Mateus – Av. Adélia Chohfi, 100 – Jardim Vera Cruz

Hospitais:

Hospital Geral do Itaim Paulista

Rua Salvador Balbino de Matos, 400 B – Itaim Paulista

Hospital Estadual de Sapopemba

Rua Manoel França dos Santos, 174 – Jardim Sapopemba

Ambulatório de Especialidades “Dr. Geraldo Paulo Bourroul”

Rua Martins Fontes, 208 – Centro

Hospital Geral de Pedreira

Rua João Francisco de Moura, 251 – Vila Campo Grande

Da Secretaria da Saúde