Farmácia Dose Certa oferece medicamentos gratuitos à população

Programa Estadual está instalado em 21 pontos da Região Metropolitana

qui, 20/08/2009 - 9h30 | Do Portal do Governo

Criado há cinco anos pelo Governo do Estado de São Paulo para ampliar o acesso da população aos medicamentos, o Programa Dose Certa distribui, gratuitamente, remédios por meio de farmácias instaladas em 21 pontos da Região Metropolitana. São 20 estabelecimentos gerenciados pela Fundação para o Remédio Popular (FURP), além de mais uma unidade em parceria com a Prefeitura de Cotia, localizada no Mercado Municipal.

Instaladas em estações do Metrô, CPTM e EMTU, além de hospitais e ambulatórios, as farmácias contam com 67 tipos de medicamentos entre analgésicos, antitérmicos, antibióticos, antiinflamatórios e para hipertensão. Cadastrada no programa há dois anos, Maria José Alves Tomas destaca a facilidade de acesso aos remédios: “É bom, muito bom! Sempre teve, direitinho”. As Farmácias Dose Certa já distribuíram, em cinco anos, mais de 126 milhões de comprimidos, o que representa cerca de três vezes a população do estado de São Paulo.

A eficiência no abastecimento é uma das características mais marcantes do programa. “Não há falta de nenhum item da lista. Desde que a gente inaugurou, não há falta dos remédios que divulgamos”, explica a farmacêutica responsável pela Dose Certa da estação Carrão do Metrô, Gláucia Maria Corrêa. A unidade, localizada na zona leste da capital paulista, já distribuiu, desde 2004, mais de quatro milhões de medicamentos.

Para que o remédio seja entregue, diz Gláucia, ele deve ser prescrito com o nome do princípio ativo. “Eu só posso atender se o medicamento estiver com o nome genérico. É regra, é uma lei. Médico do serviço público é obrigado a prescrever dessa forma”, completa. Para ter acesso ao programa, o interessado deve atender a alguns requisitos básicos, conforme explica a farmacêutica: “o receituário deve ser de alguma unidade pública municipal, estadual ou federal e não pode ter sido emitido há mais de 30 dias”, orienta.

A lista de medicamentos disponíveis nas farmácias Dose Certa pode ser encontrada no site da FURP

Serviço

Localização das farmácias

Estações de Metrô
(Após as catracas, para quem vai embarcar)
Ana Rosa; Brás; Itaquera; Carrão e Sé
(Antes das catracas, para quem vai embarcar)
Barra Funda; Clínicas; Saúde; Santana; Tucuruvi e Vila Mariana

CPTM
Guaianazes; Perus e Santo Amaro

EMTU
Terminal São Mateus

Hospitais e Ambulatórios
– Hospital Geral Santa Marcelina do Itaim Paulista – Rua Salvador Balbino, 400B
– Hospital Estadual de Sapopemba – Rua Manoel França, 174
– Hospital Geral de Pedreira – Rua João Francisco de Moura, 251
– Hospital do Mandaqui – Rua Voluntários da Pátria, 4301
– Ambulatório de Especialidades Dr. Geraldo Bourroul – Rua Martins Fontes, 280

Cotia
Mercado Municipal – Rua Marinha, 184 – Box 10

Do Portal do Governo do Estado de São Paulo