Fapesp treina startups em programa de inovação para pequenas empresas

Ao todo, a qualificação é destinada a 21 empresas, que realizarão diversos testes para avaliar o potencial de mercado

sex, 11/05/2018 - 19h04 | Do Portal do Governo

Na sequência de atividades do Programa Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), 21 startups apoiadas pela iniciativa testarão a consistência dos planos de negócios em relação às demandas de potenciais clientes e às expectativas do mercado.

As análises serão realizadas nas próximas semanas, até o dia 26 de junho. As empresas foram selecionadas para participar do 7º Treinamento PIPE em Empreendedorismo de Alta Tecnologia, iniciado em 9 de maio. A qualificação usa como base o programa “I-Corps”, referência mundial adotada por agências federais de pesquisa norte-americanas.

De acordo com Flávio Grynszpan, membro da Coordenação da Área de Pesquisa para Inovação da Fapesp e um dos coordenadores do programa, a metodologia tem foco no cliente. Organizada em equipe com dois representantes, cada startup deverá realizar cerca de 100 entrevistas com clientes em potencial e usuários, por exemplo. “Isso ocorre para entender os problemas e pontos de dor dos empreendimentos”, explica.

“A ideia não é vender uma solução ao cliente, mas melhorar a proposta de valor no plano de negócio. Nós nos esforçamos pelo casamento do produto com o mercado”, ressalta Hélio Graciosa, que também integra a coordenação do treinamento.

Mentoria

As equipes são orientadas por mentores e comentores indicados pela Fapesp, tanto na prospecção de mercado como em outras ações do programa. Os especialistas são empresários com experiência de negócios e conhecimento do mercado que acompanham e orientam as equipes participantes do programa, sem custo para a instituição.

Participam do treinamento startups com projetos inovadores em diversas áreas. O PIPE Empreendedor é coordenado pelo diretor-científico da Fapesp, Carlos Henrique de Brito Cruz, com Flávio Grynszpan, Marcelo Nakagawa e Hélio Graciosa como adjuntos.