Fapesp renova acordo de colaboração científica com instituição canadense

Instituições se comprometeram a estimular a cooperação tecnológica entre pesquisadores e instituições de ensino

ter, 18/09/2018 - 20h28 | Do Portal do Governo

Na última terça-feira (11), a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e o Conselho de Pesquisa em Ciências Naturais e Engenharia do Canadá (NSERC, na sigla em inglês) firmaram acordo para renovação de um memorando de entendimento para promover a colaboração em ciência, tecnologia e inovação, em áreas de interesse mútuo.

Vale destacar que as duas instituições se comprometeram, na parceria, a identificar oportunidades e estimular a cooperação científica e tecnológica entre pesquisadores vinculados a universidades e instituições de pesquisa de São Paulo e do Canadá. “Estamos dispostos a fortalecer e ampliar a colaboração em ciência e tecnologia com o Canadá”, salienta Eduardo Moacyr Krieger, presidente interino da Fapesp.

Além disso, a Fapesp busca aumentar a colaboração científica de pesquisadores vinculados a universidades e instituições de pesquisa no Estado com colegas do exterior, por meio de acordo com agências de fomento congêneres e instituições de ensino.

Ampliação

De acordo com Carlos Henrique de Brito Cruz, diretor-científico da Fapesp, as ações resultaram em um salto na porcentagem de artigos publicados por pesquisadores de São Paulo em coautoria com colegas do exterior de pouco mais de 25% do total publicado (em 2010) para os quase 40% atuais.

A ampliação da colaboração em pesquisa entre os cientistas, por exemplo, resultou em um aumento de 400 artigos publicados em coautoria em 2010 para mais de 900 nos últimos anos. O impacto desse trabalho colaborativo, em temos de citação internacional, quase duplicou no mesmo período.

“Quando pesquisadores de São Paulo e do Canadá ou de outros países trabalham juntos, o impacto das pesquisas se torna maior”, afirma o diretor-científico da Fapesp. Segundo Brito Cruz, o esforço conjunto tem aumentado em todas as áreas do conhecimento, especialmente em Ciências Biológicas, Saúde, Ciências Exatas e da Terra e Engenharia.

Um dos três conselhos de pesquisa canadense, o NSERC promove a descoberta científica por meio do financiamento de estudantes de pós-graduação e pesquisadores e estimula a inovação em empresas do país. Este ano, o Comitê de Coordenação de Pesquisa do Canadá aprovou um aumento de mais de R$ 1 bilhão no orçamento do NSERC para apoiar a pesquisa fundamental nos próximos cinco anos.

Excelência

Além disso, o grupo propôs um novo financiamento de cerca de R$ 875 milhões para a criação de um novo fundo para apoiar pesquisas internacionais, multidisciplinares, de alto risco e de resposta rápida. Alguns dos objetivos do fundo, que será compartilhado pelas três agências canadenses, será alcançar a excelência em pesquisa global de várias formas, por meio de chamadas conjuntas de agências de fomento à pesquisa congêneres no mundo.

“A iniciativa representa uma grande oportunidade para que pesquisadores do Canadá, em colaboração com cientistas de São Paulo, possam desenvolver projetos ousados”, explica Mario Pinto, presidente do NSERC, à Agência Fapesp. “A renovação do memorando de entendimento possibilita continuarmos a investir conjuntamente em colaborações científicas”, acrescenta.