Fapesp recebe propostas de pesquisas até esta sexta, 13

Programa, em parceria com CNPq, apoia projetos de pesquisa fundamental e aplicada

qui, 12/05/2011 - 12h00 | Do Portal do Governo

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, e o Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), por intermédio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), lançam chamada de propostas de pesquisa fundamental e aplicada para o Programa de Apoio a Núcleos de Excelência (Pronex).

Podem participar da seleção pesquisadores vinculados a instituições de ensino superior e de pesquisa, públicas e privadas sem fins lucrativos, no Estado de São Paulo. A chamada tem como objetivo identificar, selecionar e apoiar projetos de pesquisa fundamental e aplicada, de classe mundial, em temas relacionados às mais diversas áreas do conhecimento, dentro dos objetivos do Pronex. O total de recursos oferecido para atender às propostas selecionadas na chamada é de R$ 18 milhões, sendo 50% oferecidos pela Fapesp e 50% pelo CNPq. As propostas serão recebidas até o dia 13 de maio de 2011. A publicação dos resultados do processo de análise e seleção será feita a partir de 13 de setembro.

Pronex

O programa pretende nortear a formação de grupos organizados de pesquisadores e técnicos de alto nível, em permanente interação, com reconhecida competência e tradição em suas áreas de atuação técnico-científica, capazes de funcionar como fonte geradora e transformadora de conhecimento científico-tecnológico para aplicação em programas e projetos de relevância ao desenvolvimento do País.

Propostas de pesquisa deverão ser enviadas até o dia 13 de maio de 2011
Adicionalmente, um núcleo deve ser formado por pesquisadores, estudantes e técnicos de dois ou mais grupos de pesquisa de instituições distintas, sendo que no mínimo três pesquisadores deverão pertencer à categoria PQ1 do CNPq ou ter perfil equivalente, os quais serão os pesquisadores principais do núcleo.

Além dos pesquisadores principais, outros poderão participar como pesquisadores colaboradores. Os pesquisadores principais do núcleo deverão pertencer ao quadro permanente de uma ou mais instituições participantes.

As propostas devem ser apresentadas na modalidade Auxílio à Pesquisa – Projetos Temáticos da Fapesp. Aplicam-se as condições e restrições da modalidade, excluindo-se aquelas restrições e condições explicitamente excepcionadas nesta chamada. Com o objetivo de promover a aderência entre as normas da Fapesp e do Pronex/CNPq, esses Projetos Temáticos poderão ter a duração de, no máximo, 48 meses.

Mediante solicitação por escrito – enviada pelo pesquisador responsável mencionando o número do Processo Fapesp – as propostas na modalidade Projeto Temático que já estejam em análise na Fapesp, e que se relacionem aos temas mencionados nesta chamada, poderão ser consideradas,. As propostas deverão buscar soluções novas e criativas, com abordagens ousadas, originais e não-convencionais para os desafios científicos e tecnológicos centrais relacionados às diversas áreas do conhecimento.

Todos os projetos selecionados devem resultar em presença detalhada na web e relevantes publicações e apresentações em conferências científicas internacionais. Outros canais podem incluir workshops regionais, seminários de pós-graduação e itens curriculares como cursos ou materiais para cursos.

Saiba mais sobre a chamada clicando aqui

Da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia