Fapesp firma acordo de colaboração com instituição francesa de Ensino Superior

Parceria com École des Hautes Études en Sciences Sociales foi celebrada nesta segunda-feira (25), durante simpósio

qua, 27/11/2019 - 12h34 | Do Portal do Governo
DownloadDivulgação/Maria Fernanda Ziegler/Agência Fapesp

Nesta segunda-feira (25), a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) assinou, em Paris, um acordo para a colaboração em pesquisa com a École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS), instituição francesa de Ensino Superior.

O anúncio ocorreu durante a Fapesp Week France, simpósio internacional realizado entre 21 e 27 de novembro nas universidades de Jean Moulin Lyon 3 e Paris Diderot. O documento destaca o compromisso das duas instituições em promover a implementação de projetos conjuntos de pesquisa, organização de e atividades de intercâmbio que ajudem a preparar a base para colaboração científica.

“A Fapesp já tem 170 projetos em colaboração com a EHESS. A intenção é que, com o acordo, a parceria cresça ainda mais. Compreendo que a Escola seja uma espécie de hub para pesquisadores interessados em estudar o Brasil”, afirmou o presidente da Fundação, Marco Antonio Zago, no momento da assinatura do acordo.

Aprofundamento

A EHESS reúne pesquisadores e estudantes de todo o mundo e tem o objetivo de entender as sociedades em sua complexidade. A instituição tem um modelo único no campo universitário francês por seu projeto intelectual, bem como o modo de treinamento em pesquisa, raízes internacionais e abertura à sociedade.

“Esse acordo é importante e será muito construtivo para todos. Temos muitos brasileiros, brasilianistas e brasileiros brasilianistas aqui na Escola”, disse Christophe Prochasson, reitor da EHESS, durante a assinatura do acordo de colaboração.

“É uma alegria poder celebrar esse acordo e trabalhar com a Fapesp para o desenvolvimento, aprofundamento e enriquecimento do conhecimento em ciências sociais nos dois países”, destacou à Agência Fapesp Antonella Romano, pró-reitora de Estudos da EHESS e responsável pela área de Relações Internacionais da instituição.

O simpósio Fapesp Week France é realizado graças a uma parceria entre a Fundação e as universidades de Lyon e de Paris, ambas da França.