Fapesp financia compra de documentos raros para a Unicamp

Biblioteca do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas dispõe de novas fontes para a pesquisa histórica

sáb, 07/06/2008 - 10h41 | Do Portal do Governo

A pesquisa de documentos históricos ganhou reforço considerável na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). A Biblioteca Octávio Ianni, do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH), recebeu R$ 187 mil da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) para a aquisição de material bibliográfico microfilmado de acervos dos Estados Unidos e da Europa, no âmbito do projeto FAP Livros.

As mais de 7 mil microfichas e quase mil rolos de microfilmes, com milhares de documentos raros, estão sendo armazenados no Arquivo Edgard Leuenroth (AEL) – umas das grandes fontes de pesquisa do País em história social e do trabalho. Inexistentes na historiografia brasileira, os documentos se referem, por exemplo, ao processo de colonização espanhola e portuguesa na América Latina, África e Ásia.

“Hoje, as universidades brasileiras estão obrigadas a oferecer um curso sobre história da África, que também deve ser ensinada no ensino médio, mas são pouquíssimos os nossos especialistas que dominam o tema. Numa grande universidade americana, todo doutorando pode se especializar em história da África com os documentos primários”, afirma Sidney Chalhoub, professor do IFCH e diretor do AEL.

Coleções – O professor Michael Hall, um dos responsáveis pelo acervo reunido na Biblioteca do IFCH, faz uma comparação: “A Unicamp tem 800 mil volumes em suas bibliotecas. Algumas universidades também fundadas nos anos 1960, e que figuram entre as 200 do ranking divulgado recentemente, possuem de 2 a 3 milhões de volumes”.

Hall explica que, diante dos recursos recebidos da Fapesp para a compra de coleções microfilmadas, o critério de seleção foi trazer para a Unicamp fontes primárias inéditas de outras partes do mundo. “Uma das coleções é enorme, com 180 rolos de microfilmes sobre jornais anarquistas e sobre o movimento operário latino-americano do final do século 19 até a Segunda Guerra”.

Outra parte das aquisições relativas à América Latina é de microfilmes de livros impressos sobre a colonização espanhola, publicados entre 1543 e 1800, que tratam da história e da religião. “Uma coleção de microfichas obtidas na Biblioteca Britânica de Londres também reúne artigos sobre religião no Império Espanhol”, acrescenta Hall.

Não há apenas documentos de história. Uma coleção de materiais raros sobre a ética no período moderno, de 1830 a 1970, foi coletada em cinco diferentes bibliotecas da Europa. Há títulos de Kant e de outros autores importantes. De acervos europeus vieram também microfilmes de relatórios de viagens missionárias à África dos séculos 16 ao 19, com descrições sobre educação, costumes, curiosidades e críticas sociais.

SERVIÇO

Informações mais detalhadas podem ser obtidas no site www.ifch.unicamp.br/ael

Da Unicamp

(M.C.)