Fapesp e Universidad de Salamanca lançam chamada de propostas para pesquisadores

Intercâmbios serão financiados pelas instituições e a apresentação das propostas devem ser feitas até 13 de março

qua, 19/12/2012 - 12h49 | Do Portal do Governo

A FAPESP e a Universidad de Salamanca (USAL), na Espanha, lançaram a chamada pública de propostas para o apoio a projetos de pesquisa envolvendo o intercâmbio de pesquisadores no acordo de cooperação em pesquisa entre as instituições.

– Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook

A chamada convida para a apresentação de propostas de pesquisa nas s áreas de Física (semicondutor, laser pulsado, espectroscopia); Matemática; Clima; Engenharia Química; Ciências da Vida (parasitologia, bioquímica, biologia celular, biologia molecular, neurociências, cardiologia, câncer); Ciências Agrárias (microbiologia e genética, biologia molecular); Enfermagem; Farmacologia; Direito; História; Pedagogia; Biblioteconomia e Documentação.

Para participar da chamada, deve-se ser pesquisador de instituições de ensino superior e de pesquisa no Estado de São Paulo e responsáveis por projetos de pesquisa em andamento financiados pela FAPESP, dentro das modalidades de auxílio: Auxílios à Pesquisa Regular, Projetos Temáticos, Jovens Pesquisadores em Centros Emergentes ou Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID). Para os pesquisadores espanhois, a chamada está aberta aos responsáveis por grupos de excelência em Castilla y León e grupos reconhecidos na USAL que já trabalham ou venham a trabalhar em futuras colaborações no desenvolvimento de projetos com grupos elegíveis pela FAPESP.

As propostas deverão incluir os nomes dos pesquisadores tanto do Estado de São Paulo como da USAL, destacando claramente os benefícios mútuos da colaboração. A FAPESP vai financiar o equivalente a até €$ 10.000,00 por proposta, durante o período estabelecido no acordo, que cobrirá razoavelmente despesas relacionadas com a pesquisa, incluindo despesas com a realização de workshops e de viagem. Já a Universidad de Salamanca vai conceder o valor máximo de €$ 10.000,00 para os projetos mais bem avaliados, que tenham sido selecionados por um comitê específico para essa finalidade.

Os intercâmbios devem ser realizados dentro do prazo do projeto de pesquisa relacionado e financiado pela FAPESP. A duração máxima de cada projeto será de 24 meses e a data limite para a apresentação das propostas é 13 de março de 2013.

As normas completas da chamada estão disponíveis no site

Do Portal do Governo do Estado