FAPESP e União Europeia apoiarão pesquisas em poluição oceânica por microplásticos

Os temas de pesquisa da chamada devem ampliar os conhecimentos sobre as principais origens da produção de microplásticos

sáb, 05/01/2019 - 11h32 | Do Portal do Governo

A FAPESP lançou uma chamada para selecionar projetos colaborativos visando a redução da poluição oceânica por microplásticos, em suporte aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas e com vistas à implementação dos objetivos da Declaração de Belém sobre Cooperação Atlântica.

A chamada foi lançada em conjunto com a União Europeia por meio da Iniciativa JPI Oceans e com o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap).

Os temas de pesquisa da chamada devem ampliar os conhecimentos sobre as principais origens da produção de microplásticos, focando em métodos analíticos para identificação de micro e nanoplásticos, no monitoramento de sua distribuição e abundância em sistemas marinhos, dos efeitos que causam  e, ainda, no desenho de estratégias que reduzam o despejo de plásticos nos mares, incluindo inovações em reciclagem, conscientização pública, mudanças comportamentais e análises socioeconômicas.

As propostas enviadas à FAPESP devem ter um pesquisador proponente no Estado de São Paulo e ao menos dois pesquisadores parceiros estrangeiros, cada um de um país diferente entre aqueles que participam da chamada. Atendida a composição mínima exigida, a participação de pesquisadores parceiros de outros estados brasileiros é encorajada.

No Estado de São Paulo, a FAPESP financiará pesquisadores vinculados a instituições de ensino superior e pesquisa, na modalidade Auxílio à Pesquisa – Regular, com adaptações específicas para esta chamada. As propostas devem ter duração de até três anos e orçamento máximo de R$ 100 mil anuais.

Instruções completas para pesquisadores do Estado de São Paulo estão disponíveis em: www.fapesp.br/12194.