Fapesp e Jundiaí assinam convênio de cooperação em tecnologia

Pelo acordo, serão apoiados projetos de pesquisa científica e tecnológica de startups e pequenas empresas inovativas

qua, 02/05/2018 - 13h12 | Do Portal do Governo

A prefeitura de Jundiaí, no interior paulista, e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) assinaram um acordo de cooperação para apoio a pesquisas com foco em cidades inteligentes, voltadas a tecnologias inovadoras de apoio ao cidadão.

Pelo convênio firmado na última quinta-feira (26), a administração municipal e a Fapesp selecionarão e apoiarão projetos de pesquisa científica e tecnológica de startups e pequenas empresas sediadas no Estado de São Paulo.

As propostas devem desenvolver soluções, serviços ou produtos ligados a temas referentes a cidades inteligentes e serão conduzidos no âmbito do Programa Fapesp Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE).

“Ficamos admirados que a prefeitura de Jundiaí esteja realmente interessada em desenvolvimento científico e tecnológico. Isso é um perfil interessante. Ao que tudo indica, Jundiaí prefere colocar ciência e tecnologia para fazer o carro andar”, afirma José Goldemberg, presidente da Fapesp.

Inovação

O PIPE é o maior programa brasileiro de apoio à inovação em startups. Desde 1997, ele apoia a execução de pesquisa científica e tecnológica em empresas no Estado. São quatro chamadas por ano e, em 2017, o projeto aprovou 237 novas propostas submetidas por startups, pequenas e médias empresas.

Uma das contrapartidas oferecida pela prefeitura de Jundiaí será a oferta de espaço físico na incubadora de empresas do município às startups selecionadas. “Somos municipalistas por princípio. Acreditamos que toda e qualquer mudança parte da cidade. A parceria será uma grande oportunidade para ganhamos em competitividade”, explica Luiz Fernando Machado, prefeito de Jundiaí.

Na ocasião da assinatura do acordo, Luiz Fernando Machado comentou que o município tem 100% de cobertura de esgoto e água tratada. “Nos últimos 40 anos, houve um investimento grande em saneamento. Temos agora a base para transformar Jundiaí em uma smart city”, avalia.

Na avaliação de Mariana Savedra Pfitzner, diretora de Ciência e Tecnologia de Jundiaí, o acordo com a Fapesp será de grande relevância para a Política de Ciência e Tecnologia do município. Vale destacar que a prefeitura instaurou um sistema de plataformas, e não de secretarias.

“Sabemos que inovação é uma atividade de alto risco e, se o empreendedor não tiver apoio financeiro, como a subvenção do programa PIPE da Fapesp, ele não vai conseguir inovar. Por isso, esse acordo é de extrema relevância para que possamos consubstanciar a Política de Ciência e Tecnologia de Jundiaí”, ressalta.