Fapesp e Padtec fazem acordo para pesquisa em comunicações ópticas

A parceria marca também a abertura da chamada para apresentação de projetos pela comunidade científica

seg, 11/06/2007 - 14h34 | Do Portal do Governo

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e a Padtec, fabricante de equipamentos e soluções para redes ópticas, formalizam no próximo dia 12, um acordo de cooperação científica e tecnológica para estimular pesquisas na área de comunicações ópticas. A parceria marca também a abertura da chamada para apresentação de projetos pela comunidade científica do Estado de São Paulo.

A Padtec, empresa do grupo Ideiasnet, surgiu como um desdobramento de um setor do CPqD, antiga diretoria de pesquisa e desenvolvimento da Telebrás, voltado exclusivamente para soluções inovadoras no mercado de sistemas de comunicações ópticas.

O objetivo do convênio é ampliar o conhecimento a partir do desenvolvimento de pesquisa voltada para maior eficiência e ampliação do alcance da comunicação por meio de redes de fibras ópticas. O aporte financeiro para o apoio a projetos selecionados é de R$ 40 milhões, divididos igualmente entre as  duas organizações. Os recursos serão desembolsados ao longo de cinco anos.

O diretor científico da Fapesp, Carlos Henrique de Brito Cruz, explica que o convênio é parte da iniciativa da fundação de organizar, em termos que enfatizem a pesquisa exploratória, um programa de pesquisa cooperativa entre cientistas de institutos, universidades e empresas. “A Padtec tem necessidade de pesquisa avançada em comunicações ópticas para desenvolver sistemas, dispositivos e softwares.

A empresa já tem intensa atividade de pesquisa e, por isso, a cooperação com a Fapesp fica ainda mais fácil.” “O convênio é ambicioso e oferece prazos e investimentos que permitem a busca de pesquisas muito sofisticadas na área”, completa.

Para o presidente da Padtec, Jorge Salomão Pereira, as comunicações ópticas estão na infância, porque existe ainda um amplo horizonte a ser explorado em termos de conhecimento, desenvolvimento de produtos e capacitação de pessoal. E o convênio, segundo ele, atende a essas preocupações, que são das empresas e da academia, fazendo convergir o interesse industrial com o papel da academia, de avançar o conhecimento e formar recursos humanos.

Ainda de acordo com o presidente da empresa o aumento dos investimentos em comunicações ópticas cria condições para a perenização das atividades de P&D nessa área e fortalece a competitividade das empresas brasileiras.

Perfil Ideiasnet – A Ideiasnet é uma holding de participação em companhias de Tecnologia da Informação (TI), com ações negociadas na Bovespa (“IDNT3”), posicionada como veículo para investimento de longo prazo em TI no Brasil.

Seguem resultados da Ideiasnet no primeiro trimestre de 2007 http://tvaovivo.com.br/v2/home/canais/ideiasnet/webcast/IdeiasNet_webcast_1T07v1.pdf

Da IDEIASNET